Futebol

Quantas Ligas dos Campeões tem o SL Benfica?

O SL Benfica é um dos clubes portugueses com mais história na Europa, tendo levantado já algumas taças emblemáticas.

Quantas Ligas dos Campeões tem o SL Benfica?

No entanto, a história da equipa da Luz ficou especialmente marcada pela conquista de duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, em 1960/61 e em 1961/62.

Na época 1992/93, a Taça dos Clubes Campeões Europeus foi renomeada para a designação atual – Liga dos Campeões.

O SL Benfica venceu a primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1960/61 frente ao FC Barcelona, dando por terminada a hegemonia que o Real Madrid tinha vindo a assumir na competição.

Em Berna, os encarnados venceram os “culés” na final por 3-2, com golos de José Águas, Mário Coluna e um autogolo de Antonio Ramallets. Da parte dos espanhóis, Kocsis e Czibor fizeram os golos.

No entanto, este “tubarão” europeu não ficou por aqui, já que a formação encarnada voltou a fazer das suas logo na temporada seguinte. O adversário, desta feita, foi o mítico Real Madrid.

O dia 02 de maio de 1962 ficou eternizado na história do SL Benfica. A luta entre David e Golias pendeu mesmo para o lado teoricamente mais fraco, apesar de Ferenc Puskás ter assustado os milhares de adeptos das “águias”, ao fazer dois golos em pouco mais de seis minutos.

Eusébio e Mário Coluna deram a vitória ao SL Benfica em 1961/62
Foto: UEFA

O SL Benfica respondeu por José Águas e Cávem, no entanto, Puskás voltou a fazer o que melhor sabia, colocando novamente os “merengues” em vantagem antes do intervalo.

Bélla Gutmann pegou na sua equipa e, no segundo tempo, acabou por tornar os benquistas naquilo que eles nunca esqueceriam: bicampeões europeus. Para tal, contou com a vontade de Mário Coluna e do impetuoso Eusébio Se Coluna fez o empate, o “Pantera Negra” mostrou o porquê de ser considerado um dos melhores portugueses de sempre no mundo do futebol. Dois golos em cinco minutos consolidaram o resultado que terminaria num 5-3 para o SL Benfica.

Como está o SL Benfica na Liga dos Campeões?

A Taça dos Clubes Campeões Europeus evoluiu para a atual Liga dos Campeões que todos conhecemos e, apesar de nunca mais ter vencido um título europeu nesta denominação, não se pode dizer que o SL Benfica não seja um adversário a temer.

Na incursão mais recente, em 2021/22, as “águias” chegaram até aos quartos de final, onde perderam perante outros “reds”, o Liverpool. No entanto, foi deixada novamente uma boa impressão.

Na época 2022/23, apesar do grupo difícil que encontraram, os comandados do alemão Roger Schmidt passaram aos oitavos de final com distinção, com quatro vitórias (frente à Juventus e ao Maccabi Haifa) e dois empates com o portentoso PSG.

Bateram inclusivamente o recorde de pontos alcançados pelos próprios numa fase de grupos da Liga dos Campeões, ao alcançarem 14 em 18 possíveis.

Artigos que também podes gostar

Futebol

A Liga dos Campeões da UEFA é, desde a sua fundação em 1955 (altura em que era conhecida por “Taça dos Clubes Campeões Europeus”,...

Futebol

Índice 1. O início da jornada: as primeiras participações do Benfica na Liga dos Campeões 2. História de conquistas: os títulos europeus do Benfica...

Futebol

Na qualidade de um dos clubes de futebol mais icónicos de Portugal, inserido no grupo dos aclamados “Três Grandes”, em que se faz acompanhar...

Futebol

SL Benfica vs Sporting CP: Supertaça Feminina

bwin.pt | Todos os direitos reservados