Sabes quantas Ligas dos Campeões tem o FC Porto?
O FC Porto é uma das equipas portuguesas com mais história na Liga dos Campeões, mas não só. Entre Liga Europa, Liga dos Campeões e Supertaça Europeia, os azuis e brancos já venceram cinco títulos europeus.
Para além disso, conquistaram por duas vezes a Taça Intercontinental, escrevendo assim o seu nome na história do futebol.
Na temporada de 1986/87, os “dragões” voaram alto na Europa. O poiso foi Viena e o adversário a ultrapassar, o Bayern Munique. O jogo não seria fácil e, logo na primeira parte, o FC Porto viu-se a perder.
No entanto, a “raça do Norte” acabou por vir ao de cima e o FC Porto, na altura com Artur Jorge ao leme, deu a volta. Madjer empatou com um golo mítico de calcanhar e depois Juary consumou a vitória que fez os azuis e brancos gritarem “Vini, Vidi, Vici”.
Estava assim conquistada a primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus do FC Porto. Mas não iam ficar por aqui.
Em 2004, e já com a denominação Liga dos Campeões, o FC Porto voltou a ser feliz na mais importante prova europeia de clubes.
FC Porto Campeão da Liga dos Campeões 2004
José Mourinho já tinha entrado em cena, e a equipa que tinha era perfeita para um filme digno de Óscares. De Vítor Baía na baliza a Deco, na frente, a formação azul e branca dava cartas a nível nacional e internacional.
Apesar de não ter tido um caminho fácil, o FC Porto chegou à final da Liga dos Campeões em Gelsenkirchen, onde defrontou o Mónaco..
Depois de várias ameaças de Giuly e de este ter saído lesionado aos 23 minutos da partida, o FC Porto começou a jogar o seu futebol e chegou ao 1-0 ainda antes do fim da primeira parte.
Já no segundo tempo, Deco espalhou o seu perfume e fez o 2-0, enquanto Alenichev carimbou o resultado final em 3-0. O FC Porto voltou a levantar uma Liga dos Campeões e a deixar Portugal nas bocas da Europa.
E agora, como está o FC Porto na Liga dos Campeões?
Depois de um início algo complicado, Sérgio Conceição devolveu a alma portista aos seus jogadores, que conseguiram assegurar a qualificação para os oitavos de final da prova no primeiro lugar.
As partidas contra o Bayer Leverkusen foram o tónico necessário para dar a volta às duas derroas iniciais, frente a Atlético Madrid e Club Brugge.
Assim sendo, será que vão conseguir repetir o feito de 2004?
Foto de Capa: FC Porto