Benfica e Sporting disputam hoje mais um derby de Lisboa. O Estádio da Luz será palco de um jogo ímpar no futebol português, com uma carga emocional muito própria. De um lado, um Benfica a tentar reencontrar o caminho da glória. Do outro, o campeão em título e líder da Liga Portugal bwin, em igualdade com o FC Porto.
Jorge Jesus volta a encontrar o ex-pupilo Rúben Amorim, seu jogador durante sete anos. Na última vez que se defrontaram, já em final de campeonato, o Benfica venceu por 4-3. No entanto, na primeira volta a vitória foi dos leões, com um golo solitário de Matheus Nunes. João Mário, ex-Sporting, defronta pela primeira vez a sua antiga equipa.
Para analisarmos o que nos pode dar este jogo, é inevitável começar pelas ausências. Do lado do Benfica, Lucas Veríssimo é a mais sonante. Já o Sporting não pode contar com dois elementos importantíssimos na sua dinâmica de jogo, Palhinha, lesionado, e Coates, que testou positivo à Covid-19. À lista de indisponíveis juntam-se ainda Diogo Gonçalves, Radonjić e Rodrigo Pinho do lado das águias, e Jovane e Rúben Vinagre do lado dos visitantes.
Na defesa do Sporting, Neto deverá ocupar o lugar de Coates. O português é também muito experiente e vem de uma boa exibição contra o Tondela, mas não tem a vocação atacante do uruguaio. Já no meio-campo, Amorim deverá optar ou por Ugarte ou por Daniel Bragança no lugar de Palhinha, sendo que os dois têm um estilo de jogo diferente. Ugarte com maior poderio físico, Bragança com mais magia nos pés. Quanto ao Benfica, é provável que André Almeida continue a ocupar o lugar de Lucas Veríssimo.
Tendo um plantel com mais soluções, jogando em casa e enfrentando um adversário sem duas peças-chave, o Benfica parece favorito à vitória. No entanto, o Sporting é o atual campeão nacional, vem de 11 vitórias consecutivas e conta com um trio atacante cada vez mais calibrado, que pode fazer a diferença neste jogo. Além disso, um derby é sempre um jogo à parte, em que as previsões muitas vezes saem goradas. Por tudo isto, a ideia de uma eventual vitória do Sporting nunca poderá ser colocada de parte.
Quando chegar a hora da partida, há apenas uma certeza. Vamos estar todos no estádio ou agarrados ao écran, com a emoção à flor da pele. É que derby eterno só ha um, e hoje temos o previlégio de assistir a mais um capítulo da sua história.
E tu, qual é o teu palpite para este jogo? Lembra-te que o podes acompanhar ao minuto em bwin.pt e apostar em vários mercados, aproveitando as melhores odds, sempre com responsabilidade.
Desejamos-te um bom jogo e excelentes apostas!