conecte-se conosco

Olá, o que procuras?

Porto Campeão 2021-2022
Porto Campeão 2021-2022

Futebol

Liga Portugal bwin – o balanço

A edição 21/22 da Liga Portugal bwin chegou ao fim. Para trás ficaram 34 jornadas do melhor futebol nacional, que consagraram o FC Porto como o novo campeão, e com um record de pontos conquistados – 91. E são já 30 campeonatos no curriculum azul e branco.

Os dragões apresentaram uma mistura de experiência e juventude que acabou por resultar na perfeição. Elementos como Pepe, Uribe ou Taremi foram o complemento ideal para os produtos da cantera azul e branca, como Vitinha, Fábio Vieira ou Diogo Costa. Juntos, formaram um conjunto sólido, competente, solidário e cheio de talento, o que acabou por fazer a diferença. O FC Porto chega ao fim com o melhor ataque e a melhor defesa da prova.

O Sporting cede o título alcançado na edição anterior, mas garante ainda assim um importante apuramento direto para a Liga dos Campeões. A época menos fulgurante de jogadores como Pote, Coates ou Porro, que haviam sido determinantes no ano passado, explica em parte a incapacidade em chegar ao bicampeonato. É de destacar ainda assim o acréscimo de qualidade que Sarabia veio dar à equipa, e a evolução de jogadores como Matheus Nunes ou Gonçalo Inácio.

Quanto ao Benfica, viveu uma das épocas mais turbulentas dos últimos anos, com mudança de treinador e até de Presidente. O investimento na equipa resultou apenas no terceiro lugar, que não dá direito a apuramento direto para a Champions. No entanto, nem tudo foi mau. Darwin “explodiu”, espalhando uma qualidade que lhe valeu o título de melhor marcador da competição. Jovens da casa como Gonçalo Ramos, Gil Dias ou Paulo Bernardo também marcaram pontos, mostrando que o futuro do clube pode passar por eles.

SC Braga e Gil Vicente asseguraram, respetivamente, o 4.º e 5.º lugares, o que lhes garante o apuramento para pré-eliminatórias da Liga Conferência. Se a presença dos gverreiros em lugares europeus já não é uma surpresa, a prestação da equipa de Barcelos merece todo o relevo, já que é a primeira vez que o consegue.

Uma nota para as descidas de divisão do Tondela, que apesar de ser finalista da Taça de Portugal não consegue manter-se no principal escalão do futebol nacional, e do Belenenses SAD, que terminou a Liga na última posição. Em sentido contrário, as subidas do Casa Pia, após 83 anos passados em divisões inferiores, e do Rio Ave, campeão da Liga 2.

A nível individual, destaque para a fantástica prova do avançado bracarense Ricardo Horta, com 19 golos marcados, para as 16 assistências de Rafa, que o tornam o “rei da Liga” neste aspeto do jogo, para Morita, que teve um papel importante na excelente época do Santa Clara, ou para a qualidade de Petar Musa do Boavista, jogador entretanto já adquirido pelo Benfica.

Quanto a jogadores revelação, e além dos jovens de já falámos acima, é imperativo referir Vitinha do SC Braga. Mesmo tendo uma forte concorrência interna na frente de ataque, o ponta de lança português conseguiu encontrar o seu espaço e mostar uma qualidade que começa já a despertar cobiça além fronteiras.

Por fim, as decepções. Yaremchuck, pelo que custou e pelas expectativas depositadas no jogador, acaba por ser, na nossa opinião, o principal flop do campeonato. Mas podemos falar também, por exemplo, de Rúben Vinagre, “desaparecido em combate” depois de um jogo menos conseguido frente ao Ajax, do “ocaso” de João Mário no Benfica ou da incapacidade de Ilori em assumir-se na defesa do Boavista, apesar de toda a sua experiência.

Fecha-se assim o pano sob esta edição da Liga Portugal bwin, mas não desesperes. A contagem descrescente para a próxima já começou, e estaremos novamente aqui para te trazer as melhores odds e mercados da competição.

Acompanha as Ligas Europeias na bwin

Não te esqueças que ainda temos vários campeonatos europeus a decorrer. Acompanha as decisões finais em bwin.pt, aproveita as nossas odds e segue os teus palpites, sempre com responsabilidade!

Mais artigos aqui.

Artigos que também podes gostar

Apostas

A bwin chegou a Portugal a partir da compra através da Entain das licenças que a bet.pt possuí para operar em território nacional. Quer...

Futebol

Dezembro chegou e trouxe com ele o espírito natalício com o Passatempo Magia de Natal! De 1 a 24 de dezembro, a bwin vai...

Futebol

O Newcastle foi adquirido recentemente pelo Public Investment Fund, liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Segundo consta, tem uma fortuna...

Futebol

Pedro Correia, Ró-Ró para os amigos, nasceu no bairro do Casal de São José em Mem Martins, Sintra, e é atualmente é internacional pelo...