Depois de ter caído frente a Marrocos, nos quartos de final do Mundial do Catar, Fernando Santos deixou o comando da seleção portuguesa. Para o seu lugar foi anunciado Roberto Martínez, espanhol de 49 anos que anteriormente treinou a Bélgica, ligação que também terminou neste Campeonato do Mundo.
Quem é Roberto Martínez?
Roberto Martínez enquanto jogador teve uma carreira tímida. Porém, como treinador, venceu títulos em Inglaterra, nomeadamente uma FA Cup com o Wigan, frente ao Manchester City, e uma League One ao serviço do Swansea.
Roberto Martínez na seleção Belga
Em 2016 assumiu o comando da seleção belga, que levou às grandes decisões dos últimos anos. Ao treinar uma das gerações de ouro da Bélgica, chegou ao terceiro lugar do Mundial 2018, e eliminou Portugal no Euro 2020. No que diz respeito à Liga das Nações, Roberto Martínez alcançou as meias-finais da competição em 2020/21, onde perdeu frente à França.
Roberto Martínez na seleção de Portugal
Roberto Martínez é o terceiro estrangeiro a orientar a seleção das “quinas”, depois de Otto Glória, em 1982/83, e Luiz Felipe Scolari, entre 2003 e 2008. Scolari ficou recordado por ter levado Portugal à final do Euro 2004, que foi disputada no nosso país.
O que é que Roberto Martínez vai encontrar na Seleção de Portugal?
O novo selecionador de Portugal terá um grande desafio pela frente. Apesar do desgaste da relação de Fernando Santos com os portugueses, o técnico venceu um europeu e a Liga das Nações com a formação das “quinas”.
Por outro lado, tem uma das melhores gerações ao seu dispor. De Diogo Costa a Rafael Leão, passando ainda por António Silva, Nuno Mendes, Gonçalo Ramos e João Félix, muitos são os “diamantes” que Roberto Martínez terá nas mãos.
O dossier Cristiano Ronaldo será um tema com que terá de lidar, já que o craque português quererá limpar a sua imagem depois do Mundial 2022.
O primeiro objetivo será desde já garantir a qualificação para o Europeu 2024, e Fernando Gomes pediu luta “por todos os títulos”, e tanto ele como Martínez acreditam que Portugal deverá chegar “pelo menos, às meias-finais” de todas as provas, afirmando que esse é o “ADN da Federação”.
Roberto Martinez gosta muito de 3-4-2-1 🔥 Para esse sistema, seriam estas as tuas escolhas? Ou achas que a Seleção precisa de uma tática diferente? 🤔 #Portugal🇵🇹 pic.twitter.com/jDDZlDsL17
— bwin_pt (@bwin_portugal) January 9, 2023
Depois de se ter falado muito de nomes como José Mourinho, é mesmo Roberto Martínez que assume agora as rédeas da nossa seleção, esperando alcançar aquilo que todos nós desejamos: mais títulos para Portugal.