No início da segunda volta da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting CP vai receber a “pedra no sapato” desta sua caminhada europeia, o Marselha.
No jogo da terceira jornada da Champions League, os “leões” deslocaram-se até ao Vélodrome, onde perderam por uns surpreendentes 4-1.
O Sporting CP na Liga dos Campeões
As duas vitórias conquistadas nos primeiros embates desta edição deixaram a formação de Rúben Amorim mais confortável na classificação. Atualmente ocupam a primeira posição do Grupo D, com mais dois pontos que Tottenham e Frankfurt. Mas a derrota em França deixa tudo em aberto.
Nada corria bem nessa terça-feira. O Sporting CP chegou atrasado ao estádio por falta de policiamento e o jogo teria de ser atrasado por 15 minutos. Disputado à porta fechada devido ao mau comportamento dos adeptos do Marselha, o que acabou por impedir que uma falange de apoiantes se deslocasse até ao Vélodrome, as bancadas ficaram despidas de muita emoção.
O duelo em França foi difícil de digerir para todos os sportinguistas. O golo de Trincão logo no primeiro minuto e uma oportunidade clara de Pote alguns minutos depois, dariam a entender que o Sporting CP poderia vencer este jogo por goleada, mas a história foi bem diferente.
Depois da expulsão prematura de Antonio Adán, o Marselha conseguiu implementar o seu jogo e chegou rapidamente à vantagem. Aproveitando ainda diversos erros por parte da equipa “leonina”, os franceses conseguiram uma vantagem confortável, acabando mesmo por amealhar os primeiros três pontos nesta edição da Liga dos Campeões.
Apesar dos erros na partida – o guardião espanhol teve 23 minutos para esquecer –, o embate em casa, com o 12.º jogador do seu lado, tem todos os ingredientes para poder ser diferente.
A primeira grande mudança acontecerá na baliza. Com Adán de fora, o escolhido é Franco Israel, que se estreou oficialmente com a camisola verde e branca no embate de Marselha.
Indiferente ao facto de o uruguaio ter sofrido dois dos golos franceses, Rúben Amorim mantém plena confiança no jogador, que terá aqui a verdadeira prova de fogo em Alvalade para se fazer valer.
Uma das vozes de comando da equipa está de regresso, já que “Seba” Coates recuperou de lesão e está pronto para ajudar no centro da defesa. No lado direito, Pedro Porro, que já se treinou, deverá voltar a assumir o lugar em detrimento de Ricardo Esgaio.
Também do meio-campo para o ataque, o conjunto verde e branco está mais consistente. Morita e Ugarte continuam a ser aposta certa na distribuição de jogo, com o japonês a mostrar cada vez mais confiança e classe no seu desempenho.
A frente de ataque também impõe respeito. Trincão, que já mostrou que consegue desmontar a defesa francesa, deverá ter a companhia de Pote e Edwards a completar o trio móvel.
O Marselha na Liga dos Campeões
O Marselha está, de momento, no último lugar no grupo, após ter perdido os jogos frente ao Tottenham e Frankfurt.
Na viagem para Portugal, Igor Tudor mantém a convocatória, com destaque para Nuno Tavares, que deu várias dores de cabeça à defesa “leonina” no último jogo, bem como o experiente Alexis Sanchéz, antigo jogador do Inter Milão e do Barcelona.
Caso o Marselha vença também o jogo em casa do Sporting CP, as contas do grupo ficarão mais equilibradas.
O árbitro do Sporting CP x Marselha
O juiz escolhido para esta partida é o espanhol Alejandro Hernández, que arbitrou apenas um jogo da Liga dos Campeões: Juventus x Zenit, da temporada 2021/22.
A nível de clubes portugueses, esteve presente no jogo da Fase de Grupos da Liga Europa 2019/20 entre SC Braga e Besiktas, com os “gverreiros” a vencerem por 1-2 em Istambul.
Foto de Capa: Sporting CP