Ganhar títulos é o objetivo máximo de um treinador de futebol, mas nem todos o conseguem. Se isso não é fácil, inscrever o nome na lista de treinadores mais titulados de sempre assume-se como uma tarefa hérculea, só ao alcance de alguns predestinados.
Treinadores com mais títulos na história: Sabes quais são?
1.º lugar: Treinador Alex Ferguson
Treinador mais titulado do mundo: Alex Ferguson
Apesar de também ter treinado outros clubes, Sir Alex é acima de tudo lembrado como uma figura incontornável do Manchester United. Entre 1986 e 2013, o escocês levou os red devils a algumas das conquistas mais importantes do seu palmarés, como as Champions de 1999 e 2008. Retirou-se do futebol com uns impressionantes 49 troféus, o que faz dele o treinador com mais títulos na carreira.
2.º lugar: Treinador Mircea Lucescu
O romeno, atual timoneiro do Dínamo de Kiev, é um dos técnicos mais veteranos em atividade. A “velha raposa” conta com 35 títulos conquistados ao longo de uma carreira ímpar, que o levou a treinar em países como Itália, Turquia ou Rússia. É o 2.º treinador com mais títulos no mundo, mas, se mantiver a vitalidade, promete não parar por aqui.
3.º lugar: Treinador Pep Guardiola
A pouca distância de Lucescu surge aquele que é considerado por muitos como o melhor treinador da atualidade. O espanhol Pep Guardiola já conquistou 32 títulos no total, ao serviço de Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City. O futebol que apresentou na sua passagem pelos culés revolucionou os manuais da modalidade e garantiu a conquista de duas Ligas dos Campeões. A sua conquista mais recente foi a Premier League de 21/2022, ganha de forma dramática na última jornada. Pep guardiola é um dos treinadores mais bem pagos do mundo.
4º lugar: Treinador Valeriy Lobanovskyi
Menos conhecido do que os três anteriores classificados, o ucraniano passou grande parte da sua carreira ao serviço do Dínamo de Kiev, onde já se havia destacado como jogador. Além de vários troféus domésticos, ganhou duas Taças das Taças e uma Supertaça Europeia, num total de 29 títulos. É lembrado como um treinador “científico”, que criava as suas táticas em parceria com um especialista em estatística, com quem publicou um livro entitulado “Base metodológica do desenvolvimento de modos de treinamento”.
5º lugar: Treinador José Mourinho, Luiz Felipe Scolari e Jock Stein
O quinto e último lugar da nossa lista é partilhado por três treinadores com 26 títulos no curriculum.
Com a recente vitória na final da Liga Conferência Europa, José Mourinho subiu um lugar neste ranking, consolidando ainda mais uma carreira recheada de sucesso, que faz dele o treinador português com mais títulos conquistados e um dos melhores e mais famosos da história. Mourinho é também um dos treinadores com o salário mais alto do mundo. A Liga Europa e a Liga dos Campeões que ganhou pelo FC Porto abriram-lhe a porta do Olimpo futebolístico, onde continua de pleno direito.
Luiz Felipe Scolari, outro nome bem conhecido dos portugueses, ostenta o ambicionado título de campeão do mundo, conquistado ao serviço do Brasil em 2002. Os anos em que treinou a seleção nacional portuguesa proporcionaram aos adeptos lusos alguns dos jogos mais memoráveis de sempre, apesar de não ter conseguido qualquer troféu. Ao serviço de clubes passou por vários países, incluindo Inglaterra, onde treinou o Chelsea. Com 73 anos continua no ativo, aos comandos do Athletico Paranaense.
Por fim, uma palavra para o escocês Jock Stein, vencedor da Liga dos Campeões em 1967 com o Celtic de Glasgow, numa final inesquecível para os “católicos”, que teve lugar em Lisboa.
Alcança a glória com a bwin
Agora que já conheces a lista dos treinadores com mais títulos de sempre, está na hora de também tu deixares uma marca no futebol. Aproveita as nossas odds e promoções imperdíveis e aumenta a emoção com a experiência de apostas que só a bwin te pode oferecer.
Tens dúvidas sobre como apostar em futebol?
Neste artigo vais encontrar todas as respostas.
Vamos explicar-te como podes apostar em futebol de forma consciente, segura e responsável. Sabe tudo aqui.