A Volta a Portugal é a prova de ciclismo mais emblemática do nosso país. A 84.ª edição irá realizar-se entre os dias 9 e 20 de agosto e promete desafiar atletas, equipas e, claro, a população.
É uma das provas mais mediáticas, onde Portugal Continental é percorrido de lés a lés e leva toda a gente à rua, numa comunhão entre o povo e o desporto.
Percurso da Volta a Portugal
Dividida em 10 etapas, a 84.ª Volta a Portugal irá nomear um novo camisola amarela, que será o mais rápido a completar os 1598,6 quilómetros. A estreia de Mação, a etapa da Torre exatamente a meio da prova, a mítica subida à Senhora da Graça, à nona etapa e o contrarrelógio final são alguns dos momentos mais importantes.
Etapas da Volta a Portugal
O contrarrelógio será o ponto de partida da prova, percorrido em Viseu no espaço de 3,6 quilómetros. No dia seguinte, a etapa número 1 começará em Anadia e terminará em Ourém. Pelo meio, há cerca de 188 quilómetros para serem ultrapassados.
A etapa número 2 irá ser completa entre Abrantes e Vila Franca de Xira, percorrendo parte do Ribatejo.
A 3.ª etapa será uma descida até ao Algarve através da Costa Vicentina. A partida será em Sines e terminará em Loulé, 191 quilómetros depois.
A etapa 4 percorrerá o interior de Portugal, de Estremoz a Castelo Branco, num total de quase 185 quilómetros, fazendo então a preparação para uma das mais emblemáticas etapas da Volta a Portugal.
A etapa número 5 contará então com a famosa subida à Torre. De Mação à Torre, no topo da Serra da Estrela, distam 184 quilómetros, numa prova verdadeiramente gladiadora da Volta a Portugal. A subida à Torre é um dos percursos mais íngremes e desafiantes desta prova. No entanto, é um dos que traz as vistas mais bonitas do nosso país.
A Volta a Portugal não para e, no dia seguinte, haverá nova competição, desta vez para ultrapassar os 168 quilómetros entre Penamacor e a Guarda. Esta etapa tem a curiosidade de começar em Penamacor, passar pela Guarda, continuando até Vila Viçosa, Videmonte, Trinta e regressando para a capital de distrito.
O dia 16 de agosto será então de pausa para os ciclistas, onde começará a volta RTP, uma edição para amadores que querem também participar na Volta a Portugal.
A prova regressa então no dia 17, para nova subida e nova etapa, de 163 quilómetros, aproximadamente. Desta vez, o percurso entre Torre de Moncorvo e Montalegre marca este dia, sendo uma das passagens mais desafiantes.
A etapa número 8 conta com 146 quilómetros entre Boticas e Fafe, desta vez sem subidas por demais.
A história subida da Senhora da Graça marcará o penúltimo dia de prova, com 174,5 quilómetros entre Paredes e Mondim de Basto.
A 84.ª Volta a Portugal terminará no dia 20 de agosto, com um contrarrelógio de 16,3 quilómetros em Viana do Castelo.
Equipas da Volta a Portugal
Há 19 equipas a participar na 84.ª Volta a Portugal, totalizando 130 atletas.
Entre elas estão as espanholas Caja Rural – Seguros – RGA, Euskaltel – Euskadi. As representantes portuguesas são a Glassdrive/Q8/Anicolor, Kelly Simoldes Udo, Efapel Cycling, ABTF Betão – Feirense, AP Hotels&Resorts/Tavira/SC Farense, a Credibom/LA Alumínios/Marcos Car, Tavfer/Ovos Matinados/ Mortágua, Rádio Popular/Paredes/Boavista e, por fim, a Aviludo/Louletano/Loulé Concelho.
Quando começa a Volta a Portugal?
A volta a Portugal começa no dia 09 de agosto de 2023.
Quais as etapas da Volta a Portugal 2023?
Há 10 etapas na Volta a Portugal 2023:
09/08 – Prólogo em Viseu
10/08 – 1.ª Etapa – Anadia – Ourém;
11/08 – 2.ª Etapa – Abrantes – Vila Franca de Xira;
12/08 – 3.ª Etapa – Sines – Loulé;
13/08 – 4.ª Etapa – Estremoz – Castelo Branco;
14/08 – 5.ª Etapa – Mação – Covilhã (Torre);
15/08 – 6.ª Etapa – Penamacor – Guarda;
17/08 – 7.ª Etapa – Torre de Moncorvo – Montalegre (Larouco);
18/08 – 8.ª Etapa – Boticas – Fafe;
19/09 – 9.ª Etapa – Paredes – Mondim de Basto (Senhora da Graça)
20/08 – 10.ª Etapa – Contrarrelógio – Viana do Castelo
Onde termina a Volta a Portugal 2023?
A Volta a Portugal 2023 termina em Viseu no dia 20 de agosto de 2023.
Quais os vencedores da Volta a Portugal?
O espanhol David Blanco foi quem venceu mais vezes a Volta a Portugal (cinco vezes). Marco Chagas, que representou o Sporting CP, ganhou quatro edições e Joaquim Agostinho e Amaro Antunes três. Alfredo Trindade venceu por duas vezes, o mesmo número do que Maurício Moreira, o último camisola amarela da competição, que ganhou de forma consecutiva em 2021 e 2022.
Quantos quilómetros tem a volta Portugal?
A Volta a Portugal 2023 tem 1598,6 quilómetros.