Quem é José de Sousa?
José de Sousa nasceu a 25 de fevereiro de 1974, na Azambuja, e é hoje um dos melhores do mundo na modalidade de dardos.
Melhor jogador de dardos em Portugal
O ribatejano foi o primeiro português, mas também o primeiro estreante, a conquistar o Grand Slam of Darts, uma das mais prestigiadas competições de setas no mundo.
José de Sousa vive em Espanha há mais de 15 anos, e tem brilhado num desporto que é dominado pelos britânicos. Numa entrevistada dada ao jornal I em março de 2021, admitia saudades da pesca, dos amigos e dos banhos no rio Tejo. Porém a vida permitiu-lhe emigrar um pouco por todo o mundo, o que lhe levou a seguir a paixão pelas setas e chegar à profissionalização, onde nos últimos dois anos chegou ao 15.º lugar no ranking mundial.
Início de carreira de José de Sousa
Ao contrário de outros, em outras modalidades, o José começou por volta dos 20 anos a lançar setas.
Numa saída com amigos começou por experimentar. Conta, ainda na mesma entrevista, que nem sabia da existência desta modalidade. Os primeiros tempos serviram apenas para melhorar e gostar cada vez mais deste desporto. Mas passados mais de 25 anos, sente-se feliz por ter alcançado a profissionalização.
Foram vários jogos de máquinas e torneios, principalmente a nível internacional, que foi somando experiência. Ganhou pouco ou nenhum dinheiro nos primeiros tempos até ao dia em que conheceu o seu representante que o ajuda na logística. Referir que no processo de crescimento, via vários jogos na televisão e foi aí que começou a apreciar a técnica de Phil Taylor, mas também de Raymond van Barneveld.
O clique para a profissionalização
Durante vários anos José De Sousa participou no Open-Pro Mundial, em Ávila, até que em 2018 em que participou ganhou o lugar no Campeonato do Mundo.
Jogou de seguida a Qualifying School, para ganhar o cartão, e a partir daí nunca mais parou. Por esta mesma altura, assina com o já mencionado representante, e sai do trabalho de carpinteiro por falta de tempo para conciliar as duas atividades.
José de Sousa atualmente vive em Madrid
José De Sousa saiu de Portugal para a Alemanha em 1994 porque oportunidades de trabalho eram poucas, passou por Itália, França até se fixar, durante 14 anos, em Tarragona.
Depois muda-se para Madrid, onde se mantém até aos dias de hoje. Aliás, tudo o que tem obtido nos dardos é graças a Espanha fruto dos pequenos clubes de máquinas que o ajudaram a ser um dos melhores na modalidade.
Praticamente todos os torneio realizam-se atualmente no Reino Unido, onde José de Sousa admite já ter pensado em ir viver para Londres, mas dado “que a vida no Reino Unido é bem mais cara do que em Espanha. Como tal, em ter termos financeiros não me compensaria em nada a mudança”.
Família, amigos, Portugal, um porto de abrigo
José de Sousa afirma que tem um grande apoio da sua mãe, mas também dos irmãos. “Ao início a minha mãe ainda me questionou o que era isso das setas, mas já percebeu que é o meu trabalho e, por isso, agora é a minha maior fã”. início ainda dizia, “Setas, o que é isso? Vai mas é trabalhar, mas já percebeu que isso é mesmo o meu trabalho, e apoia-me sempre”.
Modalidade de Setas em Portugal
“Em Portugal, se for perguntar ou pedir ajuda a alguém para fazer um torneio, dizem que as setas não é desporto. É a mentalidade que temos. Acho que quando venci o Grand Slam as coisas começaram a mudar porque saí nas notícias. As coisas estão a mudar. Prova disso é as mensagens e telefonemas de outros jogadores que antes treinavam meia hora por dia, e agora treinam uma hora”, disse no início de 2021 em entrevista ao jornal I.
GANHOU!!!!!!!🇵🇹
— bwin_pt (@bwin_portugal) November 24, 2020
José de Sousa ganhou o Grand Slam de Dardos.
Mais um português a elevar a bandeira de #Portugal bem alto! Parabéns! 👏 #BoyleSportsGSOD pic.twitter.com/ZdoS8hOGxs
“Há pessoas interessadas, e a partir do ano passado, em que Portugal entrou no Campeonato do Mundo de pares, já será mais fácil poder organizar alguma competição no futuro. É tudo uma questão de tempo. Quero é agradecer aos jogadores portugueses que estiveram na Qualifying School (torneio para conseguir o cartão de jogador profissional na PDC), e desejar que todos os que puderem participar, e que possam ter o cartão, que o façam, e que saibam que, naquilo que puder ajudar, dou todo o apoio”, acrescentou.
Vitórias de José de Sousa
Após ter conseguido o cartão de jogador profissional, foi chegando cada vez mais perto das vitórias. Principalmente em 2019. Uma das ajudas para tal foi as novas setas criadas por um dos patrocinadores, e depois, também, o fato de ter encontrado um representante que lhe faz estar focado apenas e só na competição.
Os resultados estão aí, como foi o caso do Grand Slam ou o Eurotour. A obtenção do 15º lugar do ranking da PDC em 2020, quando em 2019 estava na posição 161, é o reconhecimento dos sacrifícios e da perseverança no seu trabalho.
Parabéns José de Sousa!!!!!!!!!#Portugal https://t.co/Msgdv9Bri9
— bwin_pt (@bwin_portugal) November 24, 2020
E o segredo para as vitórias?
“O pensamento é sempre o mesmo. Quando perco, o melhor que posso fazer é esquecer e pensar no seguinte. Isto é o mesmo. Se tenho algum problema, deixo-o em casa, ou se posso resolver aqui, através de uma chamada ou isso, melhor”, concluiu em entrevista ao I.