O US Open, o quarto e último Grand Slam deste ano, já começou. Medvedev procura dar continuidade ao bom resultado do ano passado, onde bateu Novak Djokovic na final por 3-0, com parciais a terem o mesmo resultado, 6-4.
O que podes encontrar neste artigo:
US Open 2022 – Flushing Meadows
O último major é disputado em Flushing Meadows e conta com cinco categorias principais: pares masculinos, pares femininos, pares mistos e, claro, os que mais atenções atraem, individuais feminino e masculino.
Flushing Meadows não foi, no entanto, a primeira casa do US Open, que apenas mudou a morada para este parque de Queens, Nova Iorque, em 1978. Até lá, o torneio – criado em 1881 e considerado um dos mais antigos da modalidade – foi disputado no West Side Tennis Club, em Forest Hills, também em Queens.
É igualmente curioso o facto deste torneio nem sempre se ter disputado em piso duro, tendo começado por ser uma prova em relva, passando por terra batida entre 1975 e 1977, até chegar à superfície em que é disputado atualmente.
As polémicas e os favoritos à vitória no US Open 2022
Dois dos maiores acontecimentos mundiais dos últimos dois anos marcaram os mais recentes Grand Slams, trazendo, com eles, polémicas que fizeram correr muita tinta: a pandemia causada pelo novo coronavírus e a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
Se, por um lado, vimos apenas o Open da Austrália (o primeiro Grand Slam a ser disputado) a não aceitar jogadores que não estivessem vacinados, tudo por conta dos regulamentos do país, voltámos a observar essa questão agora no US Open.
Um dos visados foi Novak Djokovic, que não está vacinado e, por isso, não conseguiu o visto que lhe permitiria disputar este torneio. Desta forma, não dará continuidade à vitória em Wimbledon.
No entanto, e ao contrário do Grand Slam disputado em Londres, são permitidas as presenças de tenistas russos e bielorrussos nos quadros de duelos do US Open, atuando sob bandeira neutra. Por isso, poderemos ver Daniil Medvedev a defender o título conquistado na temporada passada, ou a bielorrussa Viktoria Azarenka a lutar por uma boa posição.
Este torneio marcará também o adeus de um dos ícones do ténis feminino. Serena Williams anunciou a sua retirada após o US Open 2022, depois de vários anos a jogar como profissional. Este foi o palco onde ganhou o seu primeiro título num Grand Slam, ao vencer a categoria de pares mistos com Max Mirnyi.
Os favoritos à vitória não poderiam deixar de ser os habituais: Rafael Nadal, que venceu este torneio por quatro vezes (a mais recente em 2019), Daniil Medvedev, vencedor na última edição e Carlos Alcaraz, jovem promessa do ténis espanhol.
Portugueses no US Open
Em Flushing Meadows também se vai ouvir falar português. Depois da entrada direta de João Sousa para o quadro principal, junta-se agora ao torneio o jovem Nuno Borges.
Atualmente 104º no ranking ATP e o segundo melhor português a este nível, Nuno Borges teve de ultrapassar três adversários antes de chegar a este patamar do ténis mundial.
O tenista de 25 anos terá pela frente o norte-americano Ben Shelton, um jogador sensação de 19 anos que, na sua caminhada mais recente, bateu Casper Ruud no Masters 1000 de Ciccinati.
Conheça aqui os maiores tenistas portugueses de sempre.
Match point é na bwin!
O último Grand Slam da temporada disputa-se na bwin. Aqui podes encontrar as melhores odds para os teus jogadores preferidos, e fazer as previsões para o vencedor desta edição do US Open.
Foto de Capa: US Open