Algo que ficará marcado neste Mundial do Catar é a destreza e a qualidade de Kylian Mbappé. O jovem, que faz (apenas!) 24 anos dia 20 de dezembro, conta com um currículo invejável. Defendeu o bicampeonato pela França e apenas caiu aos pés da Argentina. No entanto, o astro francês contribuiu com os três golos que empataram a final, obrigando a resolver a partida nas grandes penalidades.
O início no Mónaco
Mbappé é uma estrela anunciada há já muito tempo. A sua vida ficou marcada por dois portugueses: Cristiano Ronaldo, o seu grande ídolo de infância, e Leonardo Jardim, o treinador que lhe deu espaço para brilhar no AS Monaco.
Estreou-se pela equipa principal dos monegascos em 2015 e, a partir daí, Mbappé é história. Em 2017 recebeu o prémio de Golden Boy, tendo vários “tubarões” europeus atrás de si, nomeadamente o Real Madrid. Com apenas 18 anos, Didier Deschamps deu-lhe a mão para subir à seleção francesa. Desde Chiesa, em 1969, que um jogador de 18 anos não representava a seleção dos “Les Bleus”.
Enquanto estava no AS Monaco, venceu um Campeonato do Mundo. Transferiu-se então para o PSG, entrando definitivamente na alta roda europeia.
A ascensão no PSG
O avançado vinha para o PSG com rótulo de campeão. Foi com Unay Emery que singrou no clube da capital e, desde aí, o currículo de Mbappé pinta-se de ouro, com quatro ligas, três Taças de França e duas Supertaças Francesas.
Para além disso, a sua primeira época na seleção não poderia ter corrido melhor: com apenas 20 anos venceu o Mundial de 2018, na Rússia, sendo uma das figuras da formação gaulesa. Juntou ainda a Liga das Nações em 2020/21, afirmando-se como um dos jogadores mais importantes da história francesa.
Fazendo agora parte de um trio de ataque mortífero no PSG com Lionel Messi e Neymar, Kylian Mbappé é uma verdadeira dor de cabeça para os seus adversários, quer pelos seus dribles fenomenais, pela imprevisibilidade, quer pela sua velocidade explosiva, deixando para trás qualquer oponente.
Qual é a velocidade máxima que Kylian Mbappé atingiu até agora?
Apesar de ter chegado aos 35.3km/h no Mundial 2022, Kylian Mbappé já mostrou ser ainda mais veloz, ao atingir 36km/h na Ligue 1 em 2020, facto impressionante quando pensamos que chega a essa velocidade com bola. Usain Bolt, nos 100 metros, chegou a alcançar os 45km/h, mas sem bola.
Quais foram os jogadores mais rápidos do Mundial 2022?
Apesar de Kylian Mbappé ter sido dos mais rápidos do Mundial, foi batido por um jogador ganês, Kamaldeen Sulemana, que chegou a atingir 35.7km/h.
Alphonso Davies, do Canadá, atingiu os 35,6 km/h e, a fechar o pódio, Nico Williams, da Espanha, chegou a correr a 35.6km/h.
Kylian Mbappé bateu a marca dos 35.3 km/h no jogo contra a Polónia, nos oitavos de final do Mundial do Catar.