conecte-se conosco

Olá, o que procuras?

Conhece a carreira de Ayrton Senna
Conhece a carreira de Ayrton Senna
Conhece a carreira de Ayrton Senna

Modalidades Deportivas

Ayrton Senna, um piloto de Fórmula 1 que se tornou numa lenda

Quem é Ayrton Senna?

Ayrton Senna foi um piloto brasileiro de automobilismo que marcou a história da Fórmula 1.

Nasceu a 21 de março de 1960, em São Paulo, e faleceu a 1 de maio de 1994, no hospital Maggiore, em Bolonha. Distinguiu-se na condução desde muito cedo, onde venceu vários títulos na modalidade de karting. Tornou-se campeão sul-americano de “karts” em 1977 e em 1978. Por outro lado, antes de entrar na Fórmula 1, Senna ainda teve uma passagem pela Fórmula 1600 europeia, modalidade que abandonou devido à falta de apoios financeiros.

Em 1983 regressa à modalidade, com a ajuda de um patrocinado de um banco. Após os bons resultados obtidos, foi convidado para a Fórmula 3 britânica, onde conquistou o título no ano de estreia, confirmando desta forma o seu talento.

Ayrton Senna História: a entrada na F1

No ano seguinte, entra através da equipa Toleman na Fórmula 1. Porém, a primeira equipa podia ter sido a Brabham, mas Nélson Piquet mostrou-se muito desagrado com a possível contratação e esta possibilidade acabou por não se concretizar.

Em 1985, ruma à Lotus, onde alcança a sua primeira vitória no Grande Prémio de Portugal, realizado no Estoril. Nesse sentido, este feito representou, na altura, a primeira vitória da equipa em sete anos de competição. Senna alcançou desta forma o primeiro Grande Prémio na equipa dos seus ídolos: Fittipaldi e Jim Clark.

Foi contratado em 1988 pela Mclaren e, nesse mesmo ano, vence o mundial de pilotos. Além disso, é a rivalidade com Alain Prost que também marca a Fórmula 1 no final da década de 80, visto que os duelos e incidentes entre os dois foram muitos. O brasileiro venceu o mundial mais duas vezes, em 1990 e em 1991.

Após dois anos sem títulos, Ayrton Senna aceitou o convite da Williams para a temporada que se seguia. Porém, Senna não somou nenhum ponto por esta equipa. Morreu no seguimento de um trágico acidente em maio de 1994, em Imola, quando disputava o Grande Prémio de San Marino.

Em suma, ao longo da sua carreira, Senna disputou 161 Grandes Prémios, tendo alcançado 41 triunfos em onze anos de Fórmula 1. Assim, e a título de curiosidade, em 2004, Senna ainda era o dono do recorde de pole positions com um total de 65. Por fim, referência ao seu estilo agressivo, à capacidade de levar o carro aos limites e a eficiência a condução à chuva tornaram-no numa lenda para os amantes desta modalidade.

quem será o campeão da liga portgal bwin de 2022-23
bwin-tv
aumenta-emocao
slot-races
liga-portugal-bwin-campeao-widget
03
aumenta-emocao
slot-races
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Anúncios

Artigos que também podes gostar

Apostas

A bwin chegou a Portugal a partir da compra através da Entain das licenças que a bet.pt possuí para operar em território nacional. Quer...

Futebol

Dezembro chegou e trouxe com ele o espírito natalício com o Passatempo Magia de Natal! De 1 a 24 de dezembro, a bwin vai...

Futebol

O Newcastle foi adquirido recentemente pelo Public Investment Fund, liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Segundo consta, tem uma fortuna...

Futebol

Pedro Correia, Ró-Ró para os amigos, nasceu no bairro do Casal de São José em Mem Martins, Sintra, e é atualmente é internacional pelo...