Lembras-te do Barroso? Era um médio que fez praticamente toda a carreira, formação incluída, no Braga, e era dono de um senhor pontapé. Autênticas balas saíam daquele pé direito!
Aliás, o professor Jesualdo Ferreira ainda hoje deve sentir suores frios só de se falar deste jogador. Porquê? Porque no treino de estreia nos Guerreiros do Minho levou com uma bola em cheio na cara, tendo ficado vários dias com um grande hematoma.
Mas há mais vítimas acidentais deste pontapé. Como por exemplo o Carlos Secretário, quando o protagonista desta história passou pelo FC Porto.
Também num treino, o lateral direito tentou intercetar a bola com pé, mas o impacto no lance foi tão forte que rompeu o menisco do joelho. Na altura, Secretário ficou um mês sem jogar.
É verdade, para além do Braga, o Barroso teve uma passagem vitoriosa pelos Dragões entre 1996 e 1998. Ganhou dois campeonatos, uma Supertaça e ainda uma Taça de Portugal.
Competição essa em que é jogada por estes dias a segunda mão das meias-finais nesta época 2020/21.
Para finalizar, e porque falámos que o Barroso era um marceneiro. Dizemos que começou a trabalhar nesta área aos 9 anos, ao mesmo tempo que estudava e treinava. Só que deixou tudo aos 18 para se dedicar profissionalmente a esta vida de futebolista.
Pela seleção de Portugal, conta com várias chamadas, mas apenas 1 internacionalização. Fez mais de 300 jogos na 1ª divisão e cerca de 62 golos.
Se nunca viste o Barroso jogar, procura no Youtube. Vais adorar.
