O que podes encontrar neste artigo:
- O percurso europeu do Midtjylland
- O que esperar do Midtjylland para esta eliminatória
- Como se apresenta o Benfica
Pela terceira vez consecutiva, o SL Benfica vai disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Depois de enfrentar em 2020/21 e 2021/22 o PAOK e Spartak Moscovo, o adversário desta fase é o Midtjylland, da Dinamarca. Vamos então conhecer o oponente da equipa da Luz.
O percurso europeu do Midtjylland
O Midtjylland é um clube da primeira divisão da Dinamarca, com sede em Herning, e foi criado em 1999. A equipa dinamarquesa já venceu por três vezes a liga nacional, tendo ficado em segundo lugar na temporada passada.
A formação do norte da Europa tem alguma experiência internacional, tendo já participado na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2020/21, partilhando palco com Ajax, Atalanta e Liverpool no grupo B.
Já em 2021/22, os “Lobos” estiveram presentes nas três competições europeias de clubes: disputaram a qualificação da Champions League, onde venceram o Celtic e caíram aos pés do PSV (que viria a perder com o Benfica no play-off dessa temporada), sendo relegados para a Liga Europa.
Na fase de grupos da segunda competição europeia, encontraram o SC Braga, o Estrela Vermelha e o Ludogoretz, acabando no terceiro lugar, que deu acesso à Liga Conferência UEFA.
O adversário do Midjtylland na terceira competição foi o PAOK, que derrotou a equipa dinamarquesa nas grandes penalidades do play-off, terminando assim a caminhada europeia dessa temporada.
A nível de encontros com equipas portuguesas, os “lobos” defrontaram o SC Braga, como já referido acima, o Sporting CP e o Vitória SC. Dos jogos disputados, apenas contra os bracarenses conseguiram alcançar uma vitória, em 2021/22, tendo empatado e/ou perdido os restantes.
O que esperar do Midtjylland para esta eliminatória
O Midtjylland, a nível competitivo, está numa fase mais avançada do que o SL Benfica. Para além de já ter começado o campeonato dinamarquês, também já disputou a segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde derrotou o AEK Larnaca (empatou ambos os jogos a 1-1, vencendo nas grandes penalidades por 3-4).
No entanto, a equipa dinamarquesa apenas venceu um jogo em cinco disputados ao momento, frente ao Odense, por 5-1. Os restantes resultados dividem-se por três empates (dois para a competição europeia), e uma derrota.
É preciso ter ainda atenção à “dança das cadeiras” no comando da equipa dinamarquesa. O treinador Bo Henriksen foi demitido do cargo antes do jogo frente às “águias”, entrando para o seu lugar, de forma interina, Henrik Jensen, outrora treinador-adjunto.
Como se apresenta o SL Benfica?
A equipa da Luz conta igualmente com um novo treinador, Roger Schmidt, que trouxe muito do que é a cultura de jogo alemã para os princípios táticos das “águias”: um ataque consolidado a partir da defesa, com muita pressão e avançados com “faro de golo”.
Como reforços, o SL Benfica conta com Ristic, Alexander Bah e João Victor na defesa (apesar de não poder contar com o sérvio e com o brasileiro, ambos a contas com uma lesão), Enzo Fernández entrou para médio centro e David Neres e Petar Musa para o ataque.
Da época transata, o treinador alemão conta ainda com Rafa Silva, Yaremchuk, que já mostrou que quer agarrar o lugar em 2022/23, e ainda com a jovem promessa Henrique Araújo, preparado para mostrar que a idade é apenas um número quando a qualidade é notória.
É talvez nessa mesma zona do campo que as “águias” ficaram mais desfalcadas, já que Darwin Nuñez saiu para o Liverpool (onde já dá cartas) e Seferovic assinou pelo Galatasaray, da Turquia. Também Pizzi abandonou a formação portuguesa, para jogar pelo Al-Wahda de Carlos Carvalhal.
Apesar de ainda não ter disputado nenhuma partida oficial, o SL Benfica mostrou-se bem preparado e com a lição bem estudada nos jogos particulares, onde venceu todas as partidas, culminando numa exibição sólida na Eusébio Cup, vencida ao Newcastle por 3-2. O onze utilizado por Schmidt não deve fugir muito à base apresentada aos benfiquistas, que poderão ter razões para sorrir nesta eliminatória.
Apostar na Liga dos Campeões é na bwin!
Na bwin podes encontrar as melhores odds da Liga dos Campeões! Estuda bem as tuas equipas favoritas e aproveita para conhecer todos os mercados disponíveis para ti. Lembra-te que a responsabilidade é a palavra de ordem. Se tiveres dúvidas sobre como efetuar uma aposta, lê este artigo onde ensinamos tudo sobre apostas de futebol.
Foto de Capa: SL Benfica