Um dos momentos altos antes do pontapé de início no Mundial é o espetáculo de abertura. Desta vez, no Catar, foi diferente.
Às 15h00, o Estádio Al Bayt recebeu o jogo inaugural do Mundial 2022, entre Catar (o anfitrião ou o atual campeão são, normalmente, os primeiros a jogar) e Equador, que terminou com a vitória da equipa da América Central por 2-0. Foi a primeira vez na história que um anfitrião perdeu a partida inaugural.
No entanto, por muito secretismo que esteve por trás deste evento, uma coisa é certa: houve alguns nomes que se sabe que recusaram a participação na cerimónia de abertura. É o caso de Dua Lipa, Rod Stewart e, mais recentemente, Shakira (que havia sido presença assídua neste certame nos Mundiais anteriores).
No palco estiveram presentes várias celebridades, tanto a nível local, como também internacional, incluindo o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e o Emir do Catar, que discursou. A grande surpresa foi Morgan Freeman, conhecido ator e defensor dos direitos humanos, que, com Ghanim al Muftah, ativista catari que possui síndrome de regressão caudal, foram os “hosts” desta cerimónia.
A nível musical, para além de se recordarem os hinos de outros Mundiais, bem como as suas mascotes, foram apresentados os mesmos elementos deste Mundial no Catar. Houve ainda espaço para a atuação musical de Jung Kook, do grupo BTS.
A bola rolou poucos minutos depois, com o bis de Valencia a dar início oficialmente ao Mundial de 2022. Será que a França vai revalidar o título de campeã mundial?
Acompanha tudo em bwin.pt!