conecte-se conosco

Olá, o que procuras?

Seleção Portuguesa
Seleção Portuguesa
PP - 09 JUNHO 2019 - PORTO - AVENIDA DOS ALIADOS PORTUGAL CAMPEAO

Futebol

Os melhores jogos da Seleção Nacional

Fazer uma lista com os jogos mais emblemáticos da Seleção Nacional de Futebol não é tarefa fácil. Desde que, a 18 de dezembro de 1921, pela primeira vez onze jogadores subiram a um relvado com as quinas ao peito, são já muitos os lances de génio, os golos de levantar um estádio, os futebolistas que marcaram gerações. Vamos escolher cinco jogos da Selelção Nacional Portuguesa, que nos parecem particularmente inesquecíveis.

Portugal 5-3 Coreia do Norte (Quartos-de-final do Mundial 1966)

O primeiro dos cinco jogos da Seleção Nacional que nos parecem inesquecíveis. Uma das mais talentosas seleções nacionais de sempre, que contava com nomes como Eusébio, Coluna, Simões ou Torres, e que ficou conhecida como os “Magriços”, chegava aos quartos-de-final do Mundial de 1966, disputado em Inglaterra. O adversário era a surpreendente Coreia do Norte, que deixara pelo caminho a Itália, na fase de grupos. Três golos coreanos em 25 minutos gelaram os portugueses, que no entanto não se deixaram desanimar. Afinal, Eusébio estava em campo, e foi ele o principal obreiro de uma remontada épica, que terminou com a vitória por 5-3. Portugal estava nas meias e Eusébio ascendia ao Olimpo dos imortais do futebol.

Portugal 3-2 Inglaterra (Fase de Grupos do Euro 2000)

Quando falamos de remontadas históricas, é impossível deixar de lado este jogo. O Euro 2000, organizado pela Bélgica e Holanda, recebia a chamada “geração de ouro” do futebol português, com jogadores como Figo, Rui Costa, João Vieira Pinto ou Vítor Baía. A expectativa era elevada, mesmo que pela frente estivessem outras seleções fortes, como a Inglaterra. Os britânicos calharam em sorte a Portugal na fase de grupos, e prometiam ser um adversário duro de roer. Paul Scholes e Steve McManaman encarregaram-se de confirmar isso mesmo, com dois golos em menos de vinte minutos. É então que surge o génio de Luís Figo, que com um tiro de fora da área reduz para 1-2. JVP faz o segundo, com um fantástico golpe de cabeça. E seria Nuno Gomes a levar um país inteiro ao delírio, com o 3-2 final.

Portugal 2-2 (6-5) Inglaterra (Quartos-de-final do Euro 2004)

Outro dos cinco jogos da Seleção Nacional que nos parecem inesquecíveis. A Inglaterra voltou a ser o adversário de mais um jogo marcante para a Seleção das Quinas, desta vez a contar para os quartos-de-final do inesquecível Euro 2004. Uma equipa que contava com um jovem irreverente chamado Cristiano Ronaldo, sonhava em chegar às meias-finais do torneio disputado no seu país, mas para isso teria de derrotar Beckham, Gerrard, Lampard e companhia. No final do tempo regulamentar, o jogo estava empatado a uma bola, com Postiga a fazer o tento luso. No prolongamento, novo empate, com um tiro de Rui Costa a ser anulado por um golo de Lampard. O desempate através de grandes penalidades tornou-se inevitável e, com ele, veio um dos momentos mais espectaculares da prova e do futebol português. O guarda-redes luso, Ricardo, tira as luvas para enfrentar o remate de Vassel, que talvez confuso pela atitude inusitada, permite a defesa. E foi o próprio Ricardo quem se encarregou do penalty decisivo, fazendo o golo que levou à loucura um Estádio da Luz completamente cheio.

Suécia 2-3 Portugal (Playoff de qualificação para o Mundial 2014)

Suécia e Portugal enfrentaram-se a 19 de novembro de 2013, para decidir quem estaria na fase final do Mundial do ano seguinte. Depois do 1-0 na primeira mão do playoff, a Seleção Nacional procurava confirmar em solo sueco que merecia estar no Brasil. Cristiano Ronaldo deu o primeiro passo ao abrir o marcador, mas os suecos contavam com um Ibrahimovic no auge, pronto a comandar a sua equipa à vitória. Dois golos do ponta-de-lança viraram a tendência do jogo, e Portugal via agora como bastante real a possibilidade de ficar pelo caminho. No entanto, CR7 também estava em campo, e tornou-se o grande herói da noite, ao marcar mais dois golos que selaram a vitória e o apuramento, e confirmaram o astro português como uma verdadeira estrela mundial.

França 0-1 Portugal (Final do Euro 2016)

É claro que esta lista não estaria completa sem o jogo mais importante da história da Seleção Nacional até ao momento – a épica vitória frente à França, na grande final do Euro 2016. A lesão de Cristiano Ronaldo logo na primeira parte parecia antever o pior para a turma das quinas, já que ficava privada do seu capitão e estrela maior. No entanto, a equipa surgiu ainda mais unida, e soube frustrar as investidas gaulesas, mantendo a baliza de Rui Patrício inviolável até ao final do tempo regulamentar. Com o prolongamento veio o momento mágico de Éder, que com um pontapé fulminante não deu hipóteses a Lloris, e fez um país inteiro explodir de alegria. Portugal conquistava o seu primeiro grande troféu e a equipa comandada por Fernando Santos tornava-se imortal.

Estes são os cinco jogos da Seleção Nacional Portuguesa que nos parecem particularmente inesquecíveis. E tu, juntavas mais alguns jogos a esta lista? Se não perdes os jogos da Seleção, convidamos-te a visitar o nosso site e a apostar no Portugal vs Sérvia deste domingo, assim como nos restantes jogos de apuramento para o Mundial 2022. E claro, sempre com responsabilidade.

Artigos que também podes gostar

Apostas

A bwin chegou a Portugal a partir da compra através da Entain das licenças que a bet.pt possuí para operar em território nacional. Quer...

Futebol

Dezembro chegou e trouxe com ele o espírito natalício com o Passatempo Magia de Natal! De 1 a 24 de dezembro, a bwin vai...

Futebol

O Newcastle foi adquirido recentemente pelo Public Investment Fund, liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Segundo consta, tem uma fortuna...

Futebol

Pedro Correia, Ró-Ró para os amigos, nasceu no bairro do Casal de São José em Mem Martins, Sintra, e é atualmente é internacional pelo...