São vários os clubes que poderiam estar nesta lista, no entanto, escolhemos 10 equipas históricas que já militaram na Primeira Liga. De norte a sul, são vários os clubes representados nesta lista. Qual acrescentarias?
10 Clubes Históricos que já estiveram na Primeira Liga
SC Salgueiros
O Salgueiros, situado no Porto, foi fundado em 1911, e conta com uma bonita história na Primeira Liga, devido às suas 24 participações na mesma, 12 delas consecutivas, da temporada 1990/91 até 2001/02.
A equipa nortenha chegou mesmo a participar na Taça UEFA, em 1991/92, saindo derrotada do confronto da 1.ª Ronda a duas mãos, frente ao Caen, que contava no seu plantel com um jovem Zidénide Zidane.
O encontro foi apenas decidido em grandes penalidades, já que a formação portuguesa venceu em casa por 1-0, mas perdeu pelo mesmo resultado em França.
Atualmente, milita no Campeonato de Portugal e procura a subida à Liga 3.
Vitória FC
O Vitória FC, do distrito de Setúbal, é um dos clubes que, até há pouco tempo, tinha presença bastante assídua na primeira divisão. Afinal, as 72 participações no principal escalão português assim o comprovam.
No entanto, em 2019/2020, o Vitória viu o seu pior pesadelo acontecer: devido à falta de licenciamento nas provas profissionais, foi relegado para o Campeonato de Portugal.
Apesar de ter subido à Liga 3, acabou por ser novamente despromovido na temporada 2022/23, falhando a permanência na última jornada da segunda Fase de Manutenção.
Tal como o Salgueiros, os “Sadinos” participaram nas competições europeias, nomeadamente na Taça UEFA, Taça Intertoto e na Liga Europa. Na Taça UEFA da temporada 1972/73, acabaram mesmo por chegar aos quartos de final da prova, perdendo essa eliminatória frente ao Tottenham.
SC Campomaiorense
O representante do Alentejo no nosso top deixou a primeira divisão do futebol português há 22 anos, na temporada 2000/01.
Apesar de contar apenas com cinco participações no principal escalão, o Campomaiorense pode-se orgulhar da sua chegada à final da Taça de Portugal, na temporada 1998/99, frente ao Beira-Mar, onde saiu derrotado por 1-0.
Também a ligação da família Nabeiro à estrutura do clube fez com que este fosse sempre muito acarinhado pela população, já que ajudaram vários habitantes a fazer a festa na final da Taça Rainha.
CF Os Belenenses
Os Belenenses tiveram uma das histórias mais complexas da nossa lista. Em 2018, depois de uma cisão entre a SAD e o Clube de Futebol os Belenenses, passou a haver duas equipas diferentes, mas com o mesmo nome, no futebol português.
O CF Os Belenenses, histórico da primeira divisão, acabou por ser relegado para os distritais de Lisboa, de onde, a pulso, foi subindo ao longo dos anos, alcançando agora um dos principais objetivos: a participação na Segunda Divisão de Portugal.
O CF Os Belenenses, que é inclusivamente um dos vencedores da Liga Portuguesa (em 1945/46), acabou por ser rampa de lançamento para vários jogadores, como é o caso de Rúben Amorim – atual treinador do Sporting CP – e Lima, ex-SC Braga e SL Benfica.
UD Leiria
O UD Leiria conta com 18 participações na Primeira Divisão de Portugal, a última em 2011/12, ano em que contava no seu plantel com os jovens Jan Oblak e André Almeida e que tinha igualmente uma grave crise financeira, chegando, inclusivamente, a entrar com apenas oito jogadores em campo.
Em 2020/21, subiu do CNS (Campeonato Nacional de Seniores) para a Liga 3 e chegou mesmo a disputar o acesso à Liga 2, consumado agora na temporada 2022/23.
Associação Académica de Coimbra
A Associação Académica de Coimbra é um dos clubes mais antigos do nosso país, tendo sido fundado em 1887.
Com 67 participações na Primeira Liga – a última na temporada 2015/16 -, a “Briosa” é um dos clubes mais acarinhados do futebol português, tendo já vencido duas Taças de Portugal, a última em 2011/12, frente ao Sporting CP.
Atualmente milita na Liga 3, competição para a qual conseguiu a manutenção no fim da temporada 2022/23.
SC Beira-Mar
O SC Beira-Mar, clube aveirense, atualmente disputa o Campeonato de Portugal, mas nem sempre foi assim. Com 27 participações na Primeira Liga portuguesa, a última em 2012/13, os “Aurinegros”, contam com uma Taça de Portugal, vencida ao Campomaiorense.
No entanto, o velhinho Estádio Mário Duarte não foi abandonado e os adeptos do Beira-Mar continuam a encher as suas bancadas deste clube centenário. A força do clube aveirense é algo que o caracteriza e prova disso foi a disputa da Taça de Portugal em 2022/23, onde apenas caíram aos pés do Académico de Viseu nos oitavos de final da prova.
SC Farense
O representante do Algarve está atualmente na Segunda Liga, mas bem encaminhado para alcançar a primeira divisão portuguesa, podendo somar assim a 25.ª presença no escalão primodivisionário do nosso país.
Fundado em 1910, conta com a sua primeira presença em 1970/71, tendo o quinto lugar como a sua melhor classificação, alcançado em 1994/95.
Em 1995/96, participou na Taça UEFA, disputando a primeira ronda contra o Lyon do jovem Giuly, que marcou um golo solitário no Estádio São Luís.
CF Estrela da Amadora
Tal como o seu antecessor nesta lista, o Estrela da Amadora procura um lugar na Primeira Liga, estando bem encaminhado na temporada 2022/23.
Este histórico também passou por graves problemas financeiros, sendo mesmo extinto em 2011. A sua fusão com o Club Sintra Football permitiu que a formação tricolor, que foi casa de jogadores e treinadores que militaram nos maiores clubes portugueses, pudesse continuar o seu caminho no futebol português.
Varzim SC
Fundado em 1915, e com 21 participações na Primeira Divisão, o Varzim está, neste momento, a participar na Liga 3.
Apesar de não estar nos escalões superiores, o Varzim SC mostrou o seu potencial ao chegar aos oitavos de final da Taça de Portugal em 2022/23, tendo batido o Sporting CP na terceira eliminatória da prova, caindo aos pés do SL Benfica.