O mundo dos jogos foi recentemente agraciado com um lançamento que dá continuidade a um legado com mais de três décadas – falamos do EA Sports FC 25, o mais recente título do franchise de futebol de simulação da EA Sports (uma divisão da Electronic Arts – EA), FC.
Este é um jogo que representa um ousado salto em frente, libertando-se dos grilhões impostos pela anterior parceria com a Federação Internacional de Futebol de Associação (FIFA) para dar asas a uma maior liberdade criativa.
Com funcionalidades revolucionárias como «FC IQ», «Rush Mode» e gráficos ultrarrealistas, possibilitados por HyperMotionV, o EA FC 25 é muito mais do que uma simples atualização do título predecessor (o EA FC 24) – trata-se da redefinição maciça do futebol virtual.
Da sua profundidade tática ao seu extenso leque de modos de jogo, este título já tem estado a cativar tanto fãs de longa data, como novos jogadores, e é precisamente no sentido de te mostrarmos o papel preponderante que este volume assumiu face à modernização dos jogos de futebol de simulação que a bwin, a maior plataforma online de apostas desportivas em Portugal, te traz este artigo.
A história do franchise EA Sports FC: uma nova era no futebol virtual
Referíamos há pouco que o FC, o franchise de futebol de simulação de bandeira da divisão de jogos desportivos da EA, a EA Sports, regista já mais de 30 anos de existência, embora a sua designação inicial fosse outra.
O primeiro título, o FIFA International Soccer, foi lançado a 15 de dezembro de 1993, tendo sido desenvolvido pela Extended Play Productions, que assegurou a continuidade do franchise até 1997, ano em que foi substituída pela EA Vancouver, à qual viria a juntar-se a EA Romania, em 2016, uma coprodução que se manteve até 2022; a sua plataforma original era a Sega Mega Drive.
O jogou adquiriu atenção imediata por ser o primeiro a obter uma licença oficial do órgão de soberania do futebol mundial, a FIFA; ao longo dos anos, outros títulos viriam a integrar as maiores competições futebolísticas à escala europeia e planetária, nomeadamente, os Mundiais da FIFA e os Campeonatos Europeus, a Liga dos Campeões e a Liga Europa da UEFA.
Em 1994, foi lançado o FIFA Soccer 95, que se manteve relativamente semelhante ao título prévio, permitindo aos jogadores selecionar entre clubes de futebol reais; no ano seguinte, contudo, o FIFA Soccer 96 viria a tornar-se muito mais atrativo ao utilizar os nomes de atletas profissionais, um passo adicional que estreitou a parceria entre a EA e a FIFA.
As inovações prosseguiram em 1997, com o lançamento do FIFA: Road to World Cup 98, um título com um grafismo e uma jogabilidade muito mais robustos que possibilitou aos jogadores simular todo um Mundial de Futebol com fases de qualificação e seleções nacionais incluídas; esta versão seria complementada meses depois pelo FIFA World Cup 98, o primeiro jogo oficial de um Mundial da FIFA.
Especialmente durante a primeira década do novo milénio, o franchise da EA teve como principal concorrente a série Pro Evolution Soccer (ou PES), da Konami, um fenómeno que ficou conhecido como a maior rivalidade de jogos de futebol da história, considerando que FIFA e PES foram adotando um cada vez maior número de semelhanças entre si.
No entanto, de 2010 para a frente, a EA venceu a corrida, registando um aumento de 23% do total de vendas do seu franchise, fazendo do FIFA o mais bem-sucedido, com mais de 100 milhões de cópias vendidas à época.
Os atletas que cederam os seus direitos de imagem aos sucessivos jogos do franchise FIFA contribuíram ainda mais para o sucesso internacional do mesmo; entre os mais populares, encontram-se:
- Kylian Mbappé, de 25 anos, avançado do Real Madrid, na La Liga (Espanha), e internacional francês;
- Eden Hazard, belga de 33 anos e médio-atacante que terminou a carreira no Real Madrid, em 2023;
- Cristiano Ronaldo, de 39 anos, avançado do Al Nassr, na Saudi Pro League (Arábia Saudita), e internacional português;
- Lionel Messi, de 37 anos, avançado do Inter de Miami, na Major League Soccer (Estados Unidos), e internacional argentino;
- Wayne Rooney, inglês de 38 anos e avançado/médio-atacante cuja carreira se desenvolveu, sobretudo, no Manchester United, da Premier League (Inglaterra), tendo pendurado as botas em 2021 para se tornar treinador.
Rooney deu a cara em sete capas seguidas, do FIFA 06 ao FIFA 12, um título que detém o recorde de jogo desportivo mais rapidamente vendido de sempre (3,2 milhões de cópias), tendo rendido $186 milhões (€170,06 milhões) só na primeira semana após o seu lançamento.
Em 2013, a internacional espanhola Verónica “Vero” Boquete, agora com 37 anos e a jogar pelo Fiorentina, da Serie A feminina (Itália), lançou uma petição online para fazer com que a EA Sports passasse a incluir futebol feminino no seu franchise; em apenas 24 horas, a petição recolheu 20.000 assinaturas e, em 2015, era lançado o FIFA 16, já com seleções nacionais femininas constantes do elenco de equipas.
Mais para o final do franchise, passaram a estar incluídas cada vez mais competições nacionais, de que são exemplos a Primeira Liga (Portugal), a Bundesliga (Alemanha), a Ligue 1 (França), a Série A (Brasil), entre muitas outras, quer principais, quer secundárias.
Foi então que, em 2022, depois do fracasso das negociações entre a EA e a FIFA para a continuação da utilização da designação da última enquanto marca, o franchise terminou, sendo substituído pelo EA Sports FC, da exclusiva responsabilidade da produtora norte-americana.
Ao que tudo indica, a FIFA (alegadamente) quereria cobrar um total de mil milhões de dólares (€914,3 milhões) pelos direitos ao seu nome, um valor que a EA considerou incomportável.
À época, Gianni Infantino, o presidente da FIFA, assegurou os fãs de que a organização encontraria uma nova produtora com a qual celebraria um acordo com vista à continuidade dos jogos FIFA, embora não existam novidades nesse sentido desde então; a 2K, propriedade da Take-Two Interactive, poderá ser uma alternativa, mas nada está confirmado.
EA FC 25: o que há de novo?
O EA FC 25 traz consigo inúmeras novas funcionalidades, entre as quais destacamos o sistema «FC IQ», que utiliza dados com base tanto em inteligência artificial (IA), como em situações reais para melhorar a qualidade de jogo de cada um dos atletas retratados, assim como as táticas das respetivas equipas.
Este sistema proporciona uma simulação mais realista, em que jogadores controlados por IA reagem e adaptam-se a situações concretas em campo com um maior nível de inteligência.
Há também que sublinhar a introdução do «Rush Mode», um modo de jogo de cinco contra cinco que substitui a variante «Volta».
Aqui, a jogabilidade é célere, compreendendo o seu próprio conjunto de regras, incluindo a possibilidade de foras de jogo apenas a partir do último terço do campo e grandes penalidades marcadas num estilo semelhante ao do hóquei, ou seja, após uma contagem decrescente de três segundos, a bola é driblada em direção à baliza e só então é possível tentar marcar (com direito a recarga, caso se revele necessário).
Este modo está disponível em múltiplas variantes de jogo, como «Ultimate Team», «Clubs» e «Kick-Off».
Modos de jogo do EA FC 25: experiências para todos os tipos de jogadores
Ainda agora falávamos de algumas das variantes presentes no EA FC 25; olhemos para a «Ultimate Team» e «Career Mode»:
1. «Ultimate Team»
O termo «Ultimate Team» subentende a equipa por excelência ou uma equipa de sonho, o que, de resto, é o que o jogo oferece ao permitir que os utilizadores renovem e terminem contratos, melhorando, assim, o sistema de recompensas no âmbito do modo «Division Rivals».
2. «Career Mode»
Joga como atleta ou treinador e experimenta novas funcionalidades como treinar equipas femininas em várias ligas de topo, como a FA Women’s Super League ou a Liga dos Campeões Feminina.
O sistema que rege o moral dos atletas encontra-se renovado, existindo também novas opções de captação das camadas jovens.
Gráficos e jogabilidade: como o EA FC 25 está a revolucionar o futebol virtual
Em termos visuais, o EA FC 25 eleva a fasquia do futebol de simulação – através da tecnologia HyperMotionV, podes experienciar movimentos muito mais próximos da realidade, um controlo de bola aperfeiçoado e animações e transições suavizadas.
Esta tecnologia é igualmente preponderante no que toca à jogabilidade, permitindo uma driblagem da bola mais fluida, uma física mais realista e desmarcações dinâmicas.
Além do mais, o renovado sistema tático, possibilitado por «FC IQ», apresenta 31 funções para cada jogador, algo que poderás adaptar com base na tua própria estratégia.
Expectativas para o EA FC 25: o que dizem os fãs?
O novo título da série foi lançado a 27 de setembro de 2024 e nem fãs, nem críticos cabem em si de entusiasmo.
As mais recentes notícias do EA FC 25 dizem-nos que existe uma antecipação especial em torno da personalização das equipas no contexto do modo «Ultimate Team», assim como da inclusão de futebol feminino no «Career Mode».
Independentemente das opiniões, o consenso é o de que o EA Sports FC 25 reúne todas as condições necessárias à reformulação do futebol virtual, procurando agradar a todos e a todas em simultâneo com as suas inúmeras opções de jogo.