Como Pelé conheceu Eusébio?
Eusébio e Pelé conheceram-se no Mundial de 1966.
O Brasil, seleção bicampeã chegou a Inglaterra como uma das favoritas ao título. A única vitória brasileira aconteceu no primeiro jogo da fase de grupos frente à Bulgária por 2 a 0, com golos de Pelé e Garrincha. No encontro seguinte, a equipa comandada por Vicente Feola perdeu por 3 a 1 com a Hungria. Por isso, o duelo com Portugal era a última oportunidade para o Brasil chegar à fase seguinte.
O palco deste duelo foi o Goodison Park, em Liverpool, Portugal marcou primeiro por intermédio de Simões, aos 15 minutos da primeira parte. Antes dos 30, Eusébio fez o primeiro da sua conta pessoal e ampliou a vantagem lusa neste jogo. Aos 25 minutos do segundo tempo, Rildo marcou o golo dos canarinhos. Mas foi só isso. Pois nos minutos finais, o Pantera Negra voltou a marcar e sentenciou a eliminação brasileira.
Portugal continuou em prova, eliminando a Coreia do Norte nos quartis de final. Numa recuperação épica após Portugal sofrer 3 golos, sem resposta, nos primeiros 25 minutos. Eusébio voltou a ser o ator principal nesta partida, tendo marcado 4 golos em meia hora de jogo e liderado a equipa das quinas num encontro que terminou numa vitória por 5-3.
Na meia-final, o Pantera Negra voltou a marcar, mas Portugal foi eliminado pela Inglaterra de Bobby Charlton, por 2 a 1. A seleção anfitriã deste torneio viria a ser a campeã mundial após bater a Alemanha Ocidental na final.
Portugal ficou no terceiro do Mundial de 1966 ao bater a União Soviética no “jogo da compensação”.
A amizade entre Pelé e Eusébio
Pelé apelida o Pantera Negra por irmão
Foi precisamente no Mundial de 1966, Pelé conheceu o Eusébio e desde então tornaram-se grandes amigos.
Foi através desta ligação que o “Rei” estabeleceu uma proximidade a Portugal. No final desse jogo, Pelé foi cumprimentar todos os jogadores da equipa das quinas, em jeito de reconhecimento pela superioridade lusitana. Pelé e o Brasil perderam, nesse dia, a possibilidade de voltar a ser campeão do mundo, mas ganhou uma amizade eterna com Eusébio.
Nesse sentido, revelou que o tratava por irmão. “Ficámos amigos no Mundial de 1966, em Inglaterra. Eusébio foi e é dos melhores de sempre e fica muito à frente dos melhores da atualidade como Messi e Cristiano. Eu joguei com o Eusébio e isso nunca se esquece. Aliás é impossível”, afirmou Pelé.
Reunimos para ti curiosidades incríveis sobre Mundiais de Futebol
Vê mais histórias aqui: Mundiais de Futebol: Histórias e curiosidades.