A temporada de 2024 da Fórmula 1 está cada vez mais perto do fim, restando apenas um Grande Prémio para disputar, de um total de 24.
O calendário para a presente temporada iniciou-se entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na qualidade de um teste único de pré-época, realizado no Circuito Internacional do Bahrein (um país insular situado no Golfo Persa), em Sakhir, tendo o tempo mais rápido sido alcançado pelo espanhol Carlos Sainz, de 30 anos, em representação da Ferrari.
Os resultados obtidos só começariam a contar, contudo, a partir do dia 2 de março, quando se desenrolou o primeiro Grande Prémio da 75.ª edição do Campeonato Mundial de Fórmula 1, tutelado pela Fédération Internationale de l’Automobile – FIA (Federação Internacional do Automóvel), o principal órgão de soberania do automobilismo mundial.
Falamos do Grande Prémio do Bahrein, conquistado pelo belga Max Verstappen, de 27 anos, que corre em nome da aliança formada entre a Red Bull Racing (sediada no Reino Unido, mas detentora de uma licença austríaca) e a japonesa Honda RBPT.
Neste artigo, da autoria da bwin, a maior plataforma de apostas desportivas em Portugal, revelar-te-emos o que se espera para o fim desta temporada, incluindo o circuito da última etapa, agendada para o próximo dia 8 de dezembro, e a parelha de vencedores (atleta/construtor) mais provável.
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F1 2024: o que esperar da final
Dizíamos há instantes que a 24.ª e última prova do Campeonato Mundial de F1 de 2024 terá lugar no próximo domingo, dia 8 de dezembro; efetivamente, trata-se do Grande Prémio de Abu Dhabi, a capital do Emirado de Abu Dhabi e dos Emirados Árabes Unidos.
O Circuito de Yas Marina, concebido pelo engenheiro alemão e antigo piloto de carros de turismo Hermann Tilke, de 69 anos, recebe este Grande Prémio desde 2009, tendo sido construído na ilha artificial de Yas, com apenas 25 km2 de área, localizada ao largo de Abu Dhabi.
Do pódio de pilotos com maior número de vitórias neste circuito constam os seguintes:
- Sir Lewis Hamilton, britânico, 39 anos, 5 títulos (2011, 2014, 2016, 2018 e 2019);
- Max Verstappen, belga, 27 anos, 4 títulos (2020, 2021, 2022 e 2023);
- Sebastian Vettel, alemão, 37 anos, 3 títulos (2009, 2010 e 2013).
Relativamente ao maior número de vitórias de construtores, a divisão é feita apenas por dois:
- Red Bull Racing (Áustria), 7 títulos (2009, 2010, 2013, 2020, 2021, 2022 e 2023);
- Mercedes (Alemanha), 6 títulos (2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019).
Surpresas
Esta temporada tem sido uma autêntica montanha-russa de desenvolvimentos inesperados, considerando que são múltiplos os pilotos e equipas cujos desempenhos têm vindo a desafiar as expectativas previamente definidas.
Os tumultos internos da Red Bull
A Red Bull Racing é, por tradição, uma força predominante, embora tenha enfrentado desafios a nível interno que acabaram por impactar a sua trajetória para esta temporada.
Ao que tudo indica, Sergio Pérez, piloto mexicano de 34 anos, irá abandonar a equipa depois de concluído o Grande Prémio de Abu Dhabi, uma decisão atribuída ao seu fraco desempenho, que o colocou em 8.º lugar na tabela de classificação do campeonato.
Estão agora abertas discussões sobre potenciais candidatos à substituição de Pérez, que poderão provir das equipas juniores da Red Bull.
O renascimento da Mercedes
Ao fim de um período relativamente aquém das expectativas, a Mercedes regressou em força esta temporada – para surpresa de todos, George Russell, britânico de 26 anos (atualmente em 6.º lugar), assegurou a primeira vitória da equipa alemã desde 2022, no Grande Prémio da Áustria.
Também Lewis Hamilton (que ocupa o 7.º lugar) parece estar novamente em forma, tendo vencido nos circuitos de Silverstone (Grande Prémio da Grã-Bretanha) e Spa (Grande Prémio da Bélgica), o que sugere que a margem competitiva da Mercedes poderá estar a caminho da revitalização.
A mestria estratégica da McLaren
A McLaren tem demonstrado uma excecional proeza estratégica, algo que se tornou evidente, sobretudo, na corrida de velocidade do Grande Prémio do Qatar, em que Lando Norris, britânico de 25 anos, permitiu que o colega de equipa Oscar Piastri, australiano de 23 anos, assegurasse a vitória para a equipa britânica.
Esta exibição de trabalho de equipa tem-se revelado fundamental para a ascensão da McLaren na tabela de classificação dos construtores, que ocupa agora o 1.º lugar, embora a Ferrari esteja no seu encalço.
Reviravoltas na F1 2024
O percalço de Verstappen no Qatar
Apesar do claro domínio de Max Verstappen ao longo de toda a temporada, nem mesmo o campeão está imune a percalços – no Grande Prémio do Qatar, o belga foi penalizado na sequência de uma colisão com George Russell durante a qualificação.
Esta penalização fez com que os estrategas da Red Bull bradassem aos céus, procurando mitigar o impacto ao máximo.
Felizmente, a capacidade de Verstappen recuperar e assegurar pontos valiosíssimos sublinha a sua resiliência, assim como a sua mentalidade de campeão.
O incidente entre Hamilton e Russell
Também a Mercedes viveu a sua quota-parte de drama interno – as tensões dispararam entre Lewis Hamilton e George Russell durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha, registando-se um incidente na pista entre os colegas de equipa, inevitavelmente conduzindo a um debate sobre a hierarquia dos pilotos.
Apesar de Hamilton ter ficado à frente na classificação, a dinâmica entre ambos não deixou de levantar questões relativamente à estratégia e à gestão da Mercedes, que procura reclamar a glória mundial.
O triunfo de Piastri no Qatar
Uma das mais notáveis reviravoltas da temporada de 2024 de F1 traduziu-se pelo desempenho de Oscar Piastri na corrida de velocidade do Grande Prémio do Qatar – o novato da McLaren assegurou uma extraordinária vitória, o que lhe permitiu provar que tem tudo aquilo de que precisa para competir com a elite desta modalidade desportiva.
A vitória de Piastri permitiu-lhe não só garantir o seu estatuto enquanto estrela em ascensão, como também impeliu a McLaren para o 2.º lugar da tabela de classificação dos construtores, encontrando-se agora em 1.º, como há pouco referíamos.
A alvorada tardia da Ferrari
A Ferrari tem estado no centro das atenções no que toca às reviravoltas mais curiosas da temporada – depois de um começo algo tremido, a equipa italiana voltou a ganhar pé na segunda metade da época.
Charles Leclerc, monegasco de 27 anos, alcançou o pódio por diversas vezes, encontrando-se agora em 3.º lugar na tabela do campeonato; Carlos Sainz, por sua vez, conquistou uma emocionante vitória em Monza, no Grande Prémio de Itália.
Esta recuperação, embora tardia, reacendeu a chama que dá vida às ambições que a Ferrari tem para o Campeonato Mundial de F1.
A rivalidade Verstappen x Norris
A rivalidade entre Max Verstappen e Lando Norris anda nas bocas do mundo; a corrida final de F1 de 2024 será decisiva, mas não necessariamente para Verstappen – é Norris quem precisa de ter cuidado com Leclerc, se pretende terminar o campeonato no 2.º lugar do pódio.
O domínio e o ritmo inigualáveis de Verstappen não deixam de ser postos em causa pelas inteligência tática e adaptabilidade de Norris, que já foi parar ao pódio por diversas vezes este ano.
Esta batalha taco-a-taco é, no fim de contas, mais do que uma disputa pelo campeonato – trata-se de uma narrativa de juventude, ambição e legado.
Top 5 na F1 2024
Agora que nos encontramos à beira do fim, são estas as cinco primeiras classificações do Campeonato Mundial de F1 de 2024 para pilotos e construtores:
Pilotos
- Max Verstappen (Red Bull Racing) – 429 pontos;
- Lando Norris (McLaren) – 349 pontos;
- Charles Leclerc (Ferrari) – 341 pontos;
- Oscar Piastri (McLaren) – 291 pontos;
- Carlos Sainz (Ferrari) – 272 pontos.
Construtores
- McLaren-Mercedes (Reino Unido) – 640 pontos;
- Ferrari (Itália) – 619 pontos;
- Red Bull Racing-Honda RBPT (Áustria) – 581 pontos;
- Mercedes (Alemanha) – 446 pontos;
- Aston Martin Aramco-Mercedes (Reino Unido) – 92 pontos.
Vencedores prováveis
Nesta altura, a única previsão que resta fazer em relação aos vencedores do Campeonato Mundial de F1 de 2024 diz respeito aos construtores, dada a curta diferença de 21 pontos que separa a McLaren-Mercedes da Ferrari.
A grande oportunidade de a McLaren se sagrar vencedora pela primeira vez desde 1998 (e de conseguir o seu nono título no total) surgiu no contexto do Grande Prémio do Qatar, bastando, para tal, acumular mais pontos do que a Ferrari e a Red Bull.
Contudo, devido à vitória de Max Verstappen pela Red Bull, não foi possível à McLaren garantir desde logo a vitória, devendo agora disputá-la apenas com a Ferrari no Grande Prémio de Abu Dhabi, sendo que a Red Bull já não tem margem para progredir do 3.º lugar.
De resto, o vencedor do título de piloto campeão do mundo é Max Verstappen, que conquista o prémio pela quarta vez consecutiva – tudo ficou decidido no Grande Prémio de Las Vegas, disputado a 23 de novembro.
Apesar de Verstappen ter terminado a prova em 5.º lugar, bastava-lhe apenas pontuar mais do que Norris, que ficou imediatamente atrás.
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Em 2024, comemorou-se o 30.º aniversário da morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, uma lenda da Fórmula 1 que poderás recordar através do artigo exclusivo que produzimos em sua memória e que encontrarás aqui também, no nosso blogue.
Da nossa parte, é tudo – encontramo-nos em 2025, para a 76.ª edição do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
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