O formato das competições Europeias foi alterado para a temporada 2024/25
Mais equipas, mais jogos e a eliminação da fase de grupos são apenas algumas das mudanças que vão ocorrer nas principais competições da UEFA. Mas vamos tentar explicar ponto a ponto.
Novo formato das Competições Europeias
Mais equipas
No modelo atual, há 32 equipas divididas por oito grupos de quatro. O primeiro lugar passa diretamente à fase seguinte, o segundo joga um play-off e os terceiros lugares são relegados à competição imediatamente abaixo (no caso da Champions, para a Liga Europa e desta última para a Liga Conferência).
No novo modelo, estarão presentes 36 equipas num só grupo, sendo estas competições disputadas em formato de Liga. Em vez de seis, disputam oito jogos.
A passagem à fase a eliminar
As equipas jogarão entre si consoante o ranking. No fim da primeira fase, a da liga, os primeiros oito classificados passarão diretamente à fase seguinte. Do nono ao 24.ª lugar, serão disputados os restantes lugares de acesso à fase a eliminar.
Outro ponto importante é que as equipas não irão transitar entre competições. Ou seja, ao contrário do que acontece atualmente, se uma formação ficar de fora dos lugares qualificáveis, fica igualmente fora das competições europeias.
Quem são as novas equipas que fazem parte dos 36?
As quatro equipas extra que vão entrar neste novo grupo vêm de posições distintas. Duas vagas são reservadas para os dois países com melhor classificação no ranking mundial, uma para um clube do caminho dos campeões e, por fim, mais uma entrada direta para o país que está em quinto lugar no ranking.
Liga Europa e Liga Conferência também com mudanças
Apesar de termos falado maioritariamente das alterações na Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Conference League também vão sofrer mudanças. Irão também ser disputadas entre 36 participantes, em formato de liga. No caso da Liga Europa igualmente com oito jogos e, na Liga Conferência, com seis partidas.
E Portugal?
Portugal está em sétimo lugar no ranking da UEFA. Por isso, o primeiro lugar terá acesso direto, o segundo disputará a pré-eliminatória e play-off para a Liga dos Campeões, e o terceiro classificado disputará a Liga Conferência, tendo de passar primeiro por duas eliminatórias (terceira pré-eliminatória e play-off).
O quarto e quintos disputarão mais uma eliminatória da terceira prova europeia, não havendo entrada na Liga Europa através do campeonato.