O famoso “El Clásico” é um dos jogos mais esperados da temporada europeia. Apesar de já não contar com Cristiano Ronaldo nem com Lionel Messi dentro das quatro linhas, continua a ser um dos jogos a acompanhar regularmente.
Houve também, pela história, vários nomes conhecidos que passaram por estes rivais. Lembras-te de todos?
7 jogadores que passaram pelo Real Madrid e Barcelona
Luís Figo
Luís Figo, jogador português é um dos nomes mais conhecidos que passou por ambas as equipas. Formou-se no Sporting CP, clube pelo qual começou a jogar como sénior, mas depressa deu o salto para o FC Barcelona.
Na cidade catalã venceu vários títulos, sendo considerado um dos “meninos de ouro” da equipa blaugrana, até fazer se transferir para o clube rival, o Real Madrid, situação que chocou o mundo do futebol (podes saber mais no documentário: “O Caso Figo: A Transferência que Mudou o Futebol“).
Chegou mesmo a ser chamado de “Pesetero”, mas os adeptos dos “blancos” depressa o ajudaram a esquecer essa situação. Foi pelo Real Madrid que venceu a sua Bola de Ouro e que faz uma carreira de sucesso junto de outros “Galáticos”.
Luís Figo foi um dos jogadores portugueses inesquecíveis na La Liga.
Luis Enrique
O antigo treinador do FC Barcelona e da seleção espanhola jogou pelo Real Madrid no início da década de 1990 (1991/92 a 1995/96). Pela equipa da capital venceu uma Taça do Rei, uma Liga Espanhola e uma Supertaça.
Já na equipa “blaugrana” jogou por oito temporadas, vencendo mais sete títulos. Terminou a carreira em 2003/04 no FC Barcelona, onde regressa pouco mais de 10 anos depois, em 2014/15, para treinar a formação principal, substituindo “Tata” Martino.
Samuel Eto’o
Samuel Eto’o chegou à Europa, vindo dos Camarões, quando o Real Madrid descobriu as suas qualidades num jogo da seleção africana. Por aí ficou entre empréstimos até assinar, definitivamente, pelo Palma de Maiorca.
Apesar de Florentino Pérez o querer novamente na equipa madridista, o jogador camaronês assinou pelo FC Barcelona, onde entrou numa equipa que iria ficar para a história. Aí, venceu vários títulos, entre eles duas Ligas dos Campeões, vários campeonatos espanhóis e Taças do Rei.
Posteriormente, transferiu-se para o Inter de Milão, treinado na altura por José Morinho, voltando a vencer uma “Orelhuda” e vários títulos internos.
José Mourinho e Eto’o tem uma amizade que extravasa o futebol, fica a conhecer esta história aqui.
Julen Lopetegui
O antigo treinador do FC Porto já passou também pelos dois rivais de Espanha. Chegou ao Real Madrid vindo da Real Sociedad, sendo suplente de Augustín.
Com uma passagem pelo Logroñés entretanto, assinou pelo FC Barcelona em 1994/95, onde ficou por três épocas.
Enquanto treinador, regressou ao Real Madrid para orientar a equipa B e, posteriormente, a formação principal dos “blancos”.
Gheorghe Hagi
Gheorghe Hagi foi um dos jogadores mais emblemáticos da Roménia. Fez parte da carreira no seu país, transferindo-se para o Real Madrid em 1990/91, onde não “encheu” as medidas aos adeptos e responsáveis do clube.
Jogou em Itália, no Brescia, regressando a Espanha para representar o FC Barcelona, onde ficou igualmente aquém das expectativas.
Michael Laudrup
Michael Laudrup é outro dos grandes nomes do futebol europeu e que ficou marcado em ambos os rivais de Espanha.
Michael Laudrup saiu do seu país natal, a Dinamarca, para jogar em Itália, nomeadamente na Lazio e na Juventus, onde chamou a atenção da equipa “culé”.
Chegou então a Barcelona em 1989/90, pelas mãos de Johan Cruyff e por aí ficou por cinco temporadas. Venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus pela formação “blaugrana”, mudando-se, depois, para Madrid.
Em Madrid jogou por outras duas épocas, vencendo uma La Liga.
Ronaldo
Não nos podíamos, claro, esquecer de Ronaldo “O Fénomeno” Nazário. Jogou por uma temporada no Barcelona, onde marcou 47 golos em 49 jogos, mas foi no Real Madrid que foi feliz, fazendo igualmente parte da equipa dos Galáticos, com Luís Figo, Zidane, Roberto Carlos, entre outros.
Muito haveria para dizer sobre um dos melhores jogadores de futebol de sempre, mas, para a história, ficam os vários títulos e as Bolas de Ouro conquistadas.