Futebol

Melhores momentos do Mundial 2022

Ainda agora o Mundial 2022 terminou e já estamos com saudades. Para relembrar tudo o que aconteceu de memorável neste Campeonato do Mundo, decidimos fazer uma coletânea dos melhores momentos da competição.

Diego Maradona 1986 vs Lionel Messi 2022

As semelhanças são assustadoras. No dia 29 de junho de 1986, Maradona era levantado em braços pelos seus colegas, mostrando a todos os presentes o troféu do Campeonato do Mundo, conquistado frente à Alemanha Ocidental.

Passados 36 anos, Lionel Messi recria essa mesma fotografia. Desta vez, o palco não era o México, mas sim o Catar e o adversário, apesar de europeu, não era a Alemanha, mas sim a França.

Um dos melhores momentos do Mundial 2022

O grande momento de Marrocos

Marrocos foi a equipa africana que chegou mais longe na história dos Mundiais. A formação marroquina – que participou no seu sexto Campeonato do Mundo – alcançou um meritório quarto lugar, deixando para trás seleções como Bélgica, Espanha e Portugal.

Caiu apenas nas meias-finais aos pés da França, campeã em 2018 e, posteriormente, da Croácia, na disputa entre o terceiro e quarto lugares. Para a história fica um caminho glorioso de que nos vamos lembrar daqui a vários anos.

Os melhores golos do Mundial de 2022

Não há festa do futebol sem golos, isso é certo. Das jogadas coletivas da Espanha aos momentos de inspiração da Argentina, muitos foram os golos que nos fizeram vibrar. Mas para a retina, neste Mundial 2022, ficam três golos que achámos ser os que melhor descrevem o espetáculo que aconteceu no Catar.

O golo de Richarlison frente à Sérvia, na fase de grupos, abre cronologicamente a nossa distinção. Para os mais esquecidos, o avançado brasileiro fez um incrível remate à meia-volta, não dando hipótese ao guardião adversário.

Golo de Richarlison foi um dos melhores momentos do Mundial 2022

Quanto à partida entre Países Baixos e Estados Unidos da América, ainda todos estamos a tentar perceber como é que a bola de Haji Wright entrou dentro da baliza dos europeus. No entanto, o “remate” ainda permitiu que os americanos sonhassem, antes de Dumfries fazer o 3-1 e acabar com as aspirações dos EUA nos oitavos de final.

Orsic fecha o nosso top com um remate cruzado indefensável para Bono no Croácia x Marrocos, que fechou o resultado em 2-1 e, consequentemente, deu o bronze aos croatas.

A quase eliminação de dois campeões Mundiais

Na fase de grupos houve alguma “dança das cadeiras” no que à qualificação para a fase a eliminar diz respeito. Ninguém vai esquecer aqueles minutos em que as Campeãs Mundiais Espanha e Alemanha estiveram virtualmente eliminadas pela Costa Rica e pelo Japão.

No final acabou apenas por passar a “La Roja”, em segundo lugar, com os nipónicos em primeiro, deixando assim os germânicos fora da corrida pelo título.

Educação Nipónica

Já que falamos do grupo E, não podemos deixar de referir a a preocupação com a higiene e a ordem demostrada pela seleção do Japão . Não só limpavam e arrumavam o seu próprio balneário, como também os seus adeptos davam o exemplo e deixavam igualmente as suas bancadas livres de lixo. Um verdadeiro modelo a seguir no mundo do futebol.

O adeus de figuras importantes no Mundial de 2022

O Mundial do Catar 2022 ficou também marcado pela despedida – assumida nuns casos e bastante provável noutros – de vários jogadores no que toca à participação em Campeonatos do Mundo. Luka Modric, Ángel di María, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são alguns dos exemplos mais sonantes.

Cristiano Ronaldo no banco de suplentes no Mundial de 2022

Claro que temos também de falar de um dos momentos mais surpreendentes da nossa seleção. Cristiano Ronaldo, figura máxima e capitão de Portugal, viu o jogo frente à Suíça desde o banco, entrando apenas para os últimos 15 minutos da partida. O mesmo aconteceu frente a Marrocos, onde CR7 só pisou o relvado aos 51 minutos de jogo.

A grande – e espetacular – final do Mundial 2022

Ninguém vai esquecer tão cedo o espetáculo que Argentina e França protagonizaram na final do Mundial no Catar. Sem dúvida, um dos melhores momentos do Mundial 2022!

Depois de parecer que estava tudo decidido para os argentinos, os gauleses reaparecem para dar resposta nos últimos dez minutos, levando a partida até às grandes penalidades. Seis golos (três marcados por Mbappé!) entre tempo regulamentar e prolongamento, seis grandes penalidades marcadas, um vencedor e muita emoção. Foi um dos melhores jogos da história dos Mundiais.

A renovação de selecionadores

Há sempre ciclos que terminam no final de cada grande competição e esta não foi exceção.

Grandes nomes das principais seleções acabaram por sair dos seus cargos. Tata Martino, do México; Roberto Martínez, da Bélgica; Diego Alonso, do Uruguai; Luís Enrique, de Espanha; Tite, do Brasil; Carlos Queiroz, do Irão; Paulo Bento, da Coreia do Sul; Otto Addo, do Gana e, claro, Fernando Santos, de Portugal.

Não há futebol sem adeptos

Por fim, a festa do futebol não pode ser feita sem aqueles que vibram com cada lance, cada golo e cada momento do jogo: os adeptos.

A festa dos adeptos senegaleses, a emoção da mãe de Hakimi nas bancadas quando o seu filho a foi abraçar, o adepto que estava no meio de todas as claques dos países, a modelo croata que incendiava cada jogo, as lendas do futebol que estavam presentes nas partidas da sua seleção e, claro, o nosso Hélder, adepto português que vibra com a seleção nacional em qualquer canto do mundo.

Como em qualquer jogo de futebol, decidimos dar um ponto extra ao nosso artigo. E que mais poderia ser senão os minutos de compensação dados pelos árbitros ao fim de cada tempo? Uma verdadeira loucura!

Artigos que também podes gostar

Futebol

Portugal é um país pródigo no futebol. De clubes campeões europeus a seleções vencedoras, passando por jogadores imortais, não há quem não tenha ainda...

Futebol

Algo que ficará marcado neste Mundial do Catar é a destreza e a qualidade de Kylian Mbappé. O jovem, que faz (apenas!) 24 anos...

Futebol

Quem ganhou o Mundial 2022? Soou o apito final do Mundial mais polémico da história. A final não poderia ter sido mais emotiva. A...

Futebol

Há cerca de 20 anos que, no mundo do futebol, se ouve falar de uma dicotomia que irá perdurar para as próximas décadas: Cristiano...

bwin.pt | Todos os direitos reservados