Quem é Miguel Oliveira?
Miguel Ângelo Falcão de Oliveira é um piloto de motociclismo português.
Miguel Oliveira nasceu no Pragal, em Almada, a 4 de janeiro de 1995 e tornou-se no primeiro português de sempre a competir no MotoGP, competição onde já conquistou o primeiro lugar no Grande Prémio de Portugal após ter sido vice-campeão mundial em Moto3 e Moto2.
O piloto português também estuda Medicina Dentária, o que faz que seja mais um atleta de alta competição que acumula a atividade desportiva profissional com a vida académica.
- Moto Miguel Oliveira: RNF Aprilia (2023); KTM (2022)
- Altura Miguel Oliveira : 170 cm
- Peso Miguel Oliveira : 64 kg
- Início de carreira: 16 anos nos 125 cc
- Qual o número Miguel Oliveira? 88
Qual é a mota de Miguel Oliveira?
A mota de Miguel Oliveira é da RNF Aprilia. Miguel trocou a KTM pela RNF Aprilia em 2023.
Mota de Miguel Oliveira 2023
Miguel Oliveira RNF Aprilia 2023
Miguel Oliveira já é oficialmente piloto da RNF Aprilia.
O piloto tinha contrato com a KTM até ao final do ano de 2022. A primeira prova de Miguel pela RNF Aprilia decorreu em Portugal, em Portimão, nos dias 24 a 26 de março de 2023.
Porém, apesar de uma saída promissora, um acidente provocado por Marc Márquez colocou o piloto português fora da corrida no seu território, bem como no GP seguinte, disputado em Buenos Aires.
Miguel Oliveira ficou com uma contusão na perna direita, informou a RNF.
Felizmente, sem nenhum osso partido. Rápidas melhoras, grande 🙏🇵🇹 pic.twitter.com/rAXkzDtq2O
— bwin_pt (@bwin_portugal) March 26, 2023
Segundo Miguel Oliveira, sofreu “lesões tendinosas nos rotadores externos da perna direita”, o que é apenas recuperável através de descanso. Rapidamente a sua equipa saiu em defesa do atleta de Almada, pedindo sanções mais pesadas para o piloto espanhol que provocou toda a situação.
No entanto, o piloto conseguiu recuperar da lesão e a sua equipa anunciou o seu regresso para o GP das Américas, disputado em Austin, onde, depois de partir do 15.º posto, terminou a corrida no quinto lugar.
Já na corrida seguinte, disputada em Jerez, Miguel Oliveira voltou a sofrer novo toque logo na curva 2 após o arranque. Desta vez, foi Quartararo a provocar o contacto.
Miguel Oliveira acabou de sair de maca e, depois de vários exames, descobriu que fraturou o úmero esquerdo.
O momento em que Miguel Oliveira é abalroado por Quartararo e é obrigado a abandonar a prova na primeira volta. pic.twitter.com/qHRJabRx9O
— bwin_pt (@bwin_portugal) April 30, 2023
As primeiras conquistas de Miguel Oliveira
Em 2005, Miguel Oliveira conquistou o Campeonato Nacional de MiniGP e o Metrakit World Festival, em Espanha. Anos mais tarde, em 2008, após participar em várias provas, destaca-se na Red Bull Rookies Cup. Nesta competição somou dois triunfos em três etapas.
No ano seguinte, conquistou o terceiro posto no Campeonato Nacional de Espanha e o quinto no Europeu. Um ano mais tarde, venceu cinco dos sete eventos, ficando no segundo lugar a dois pontos de Maverick Viñales – o grande rival da altura. No europeu ficou também na segunda posição.
A estreia no Moto3 que aconteceu em 2011. O primeiro ano serviu “apenas” de adaptação porque 2012 seria para ir o mais longe possível. E assim foi. Terminou no oitavo lugar, após dois pódios ao volante de uma Suter Honda da equipa Estrella Galicia. Em 2013, fez dupla de equipa com Efrén Vázquez na Mahindra Racing e conquista o primeiro pódio da história do construtor indiano na Malásia. Em 2014 soma mais um pódio pela Mahindra em Assen.
Miguel Oliveira vence o GP da Indonésia! 😍👏 pic.twitter.com/9j3dfikxgx
— bwin_pt (@bwin_portugal) March 20, 2022
Miguel Oliveira foi o mais rápido nos treinos livres do GP Portugal 👏 pic.twitter.com/yelguj1FE0
— bwin_pt (@bwin_portugal) April 23, 2022
A entrada no MotoGP
O ano 2019 é histórico para Miguel Oliveira que se torna no primeiro português a competir na categoria principal – o MotoGP.
Este momento aconteceu ao serviço da equipa Red Bull KTM Tech 3. Em 2020, quando ninguém o fazia prever, protagoniza um final de prova épico ao ultrapassar dois opositores na última curva do Red Bull Ring para vencer o GP da Estíria.
Oliveira conquistava assim a primeira vitória de sempre nesta categoria e logo no 900º Grande Prémio do MotoGP. Mais tarde, volta a vencer no regresso do Grande Prémio de Portugal ao Campeonato do Mundo do MotoGP. Uma vitória igualmente épica após conseguir a pole position, e comandar da primeira à última volta esta etapa do MotoGP.
Em 2022, Miguel Oliveira continua no MotoGp e na Red Bull KTM Factory Racing para somar pódios, pontos e experiência. No entanto, em 2023 seguirá um rumo diferente, já que vai correr pela RNF, equipa satélite da Aprilia.
Miguel Oliveira alcança segunda vitória da temporada na Tailândia
Miguel Oliveira alcançou, no último fim-de-semana de setembro de 2022, a segunda vitória da temporada. Aconteceu na Tailândia e, mesmo tendo partido da 11.ª posição da grelha, o português não desistiu e chegou ao lugar mais alto do pódio.
O piloto de Almada também cortou a meta na primeira posição aquando do GP da Indonésia, em março de 2022. As corridas tinham uma semelhança: ambas foram disputadas em piso molhado, tendo Miguel Oliveira aproveitado da melhor maneira.
O #ThaiGP é de Miguel Oliveira 😍🇵🇹pic.twitter.com/39IOWxEHEr
— bwin_pt (@bwin_portugal) October 2, 2022
Miguel Oliveira GP: A Red Bull KTM Ajo
Depois de várias vitórias, deu o salto qualitativo para a Red Bull KTM Ajo em 2015.
No ano de estreia conquista seis vitórias, três segundos lugares e uma pole position, terminando o Campeonato do Mundo de Moto3 no segundo lugar. Com estes resultados, Miguel Oliveira muda de equipa e categoria, seguindo a carreira a competir pela Leopard Racing na Moto2. A época teve bons momentos mas também alguns percalços. Porém, indiferente a essas questões, a critica avaliou-o como um dos melhores “novatos” de 2016, e mudou-se novamente para a Red Bull KTM Ajo, mas igualmente na Moto2.
Em 2017, Miguel Oliveira volta a sorrir ao conquistar vários pódios, pole positions e a primeira vitória de sempre, nesta categoria, no Grande Prémio da Austrália. Termina este ano no terceiro lugar da geral.
No seguinte é vice-campeão mundial, contribuindo para que a Red Bull KTM Ajo vença o título por equipas com a obtenção de 12 pódios.
As vitórias de Miguel Oliveira em 2022
Miguel Oliveira 1ª Posição GP Indonésia: Março de 2022
Miguel Oliveira 1ª Posição GP Tailândia: Outubro de 2022
Queres saber como apostar no campeonato de MotoGP?
Fica a par das melhores odds na casa de apostas bwin. Apoia o teu piloto e equipa preferida e aumenta a emoção de cada corrida.
Faz a tua aposta de motociclismo hoje com a bwin!