conecte-se conosco

Olá, o que procuras?

Miguel Oliveira compete no MotoGP
Miguel Oliveira compete no MotoGP
Miguel Oliveira é o primeiro português no Moto GP

Modalidades Deportivas

Miguel Oliveira, o primeiro português no MotoGP

Quem é Miguel Oliveira?

Miguel Ângelo Falcão de Oliveira é um piloto de motociclismo português.

Miguel Oliveira nasceu no Pragal, em Almada, a 4 de janeiro de 1995 e tornou-se no primeiro português de sempre a competir no MotoGP. Competição onde já conquistou o primeiro lugar no Grande Prémio de Portugal após ter sido vice-campeão mundial em Moto3 e Moto2. O piloto português também estuda Medicina Dentária, o que faz que seja mais um atleta de alta competição que acumula a atividade desportiva profissional com a vida académica.

Moto Miguel Oliveira: KTM
Altura Miguel Oliveira : 170 cm
Peso Miguel Oliveira : 64 kg

As primeiras conquistas de Miguel Oliveira

Em 2005 conquista o Campeonato Nacional de MiniGP e o Metrakit World Festival em Espanha. Anos mais tarde, em 2008, após participar em várias provas, destaca-se na Red Bull Rookies Cup. Nesta competição soma dois triunfos em três etapas. No ano seguinte, conquista o terceiro posto no Campeonato Nacional de Espanha e o quinto no Europeu. Um ano mais tarde, vence cinco dos sete eventos, ficando no segundo lugar a 2 pontos de Maverick Viñales – o grande rival da altura. No europeu fica também na segunda posição.

A estreia no Moto3 que aconteceu em 2011. O primeiro ano serviu “apenas” de adaptação porque 2012 seria para ir o mais longe possível. E assim, foi. Terminou no oitavo lugar, após dois pódios ao volante de uma Suter Honda da equipa Estrella Galicia. Em 2013 fez dupla de equipa com Efrén Vázquez na Mahindra Racing e conquista o primeiro pódio da história do construtor indiano na Malásia. Em 2014 soma mais um pódio pela Mahindra em Assen.

Miguel Oliveira GP: A Red Bull KTM Ajo

Depois disto dá o salto qualitativo para a Red Bull KTM Ajo em 2015. No ano de estreia conquista seis vitórias, três segundos lugares e uma pole position, terminando o Campeonato do Mundo de Moto3 no segundo lugar. Com estes resultados, Miguel Oliveira muda de equipa e categoria, seguindo a carreira a competir pela Leopard Racing na Moto2. A época teve bons momentos, mas também alguns percalços. Porém, apesar disso, a critica avalia-o como um dos melhores “novatos” de 2016, e muda-se novamente para a Red Bull KTM Ajo, mas igualmente na Moto2. Em 2017, Miguel Oliveira volta a sorrir ao conquistar vários pódios, pole positions e a primeira vitória de sempre, nesta categoria, no Grande Prémio da Austrália. Termina este ano no terceiro lugar da geral.

No seguinte é vice-campeão mundial, contribuindo para que a Red Bull KTM Ajo vença o título por equipas com a obtenção de 12 pódios.

A entrada no MotoGP

O ano 2019 é histórico para Miguel Oliveira que se torna no primeiro português a competir na categoria principal – o MotoGP. Este momento aconteceu ao serviço da equipa Red Bull KTM Tech 3. Em 2020, quando ninguém o fazia prever, protagoniza um final de prova épico ao ultrapassar dois opositores na última curva do Red Bull Ring para vencer o GP da Estíria. Oliveira conquistava assim a primeira vitória de sempre nesta categoria e logo no 900º Grande Prémio do MotoGP. Mais tarde, volta a vencer no regresso do Grande Prémio de Portugal ao Campeonato do Mundo do MotoGP. Uma vitória igualmente épica após conseguir a pole position, e comandar da primeira à última volta esta etapa do MotoGP. Em 2021, Miguel Oliveira continua no MotoGp e na Red Bull KTM Factory Racing para somar pódios, pontos e experiência.

A bwin aposta no Jogo Responsável
Aposta MotoGP | Um jogo responsável é a tua melhor aposta de motociclismo

quem será o campeão da liga portgal bwin de 2022-23
bwin-tv
aumenta-emocao
slot-races
liga-portugal-bwin-campeao-widget
03
aumenta-emocao
slot-races
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Anúncios

Artigos que também podes gostar

Apostas

A bwin chegou a Portugal a partir da compra através da Entain das licenças que a bet.pt possuí para operar em território nacional. Quer...

Futebol

Dezembro chegou e trouxe com ele o espírito natalício com o Passatempo Magia de Natal! De 1 a 24 de dezembro, a bwin vai...

Futebol

O Newcastle foi adquirido recentemente pelo Public Investment Fund, liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Segundo consta, tem uma fortuna...

Futebol

Pedro Correia, Ró-Ró para os amigos, nasceu no bairro do Casal de São José em Mem Martins, Sintra, e é atualmente é internacional pelo...