O primeiro Grand Slam da temporada – e o primeiro sem regras restritivas desde o início da pandemia – já terminou, e houve grandes tenistas em ação todos os dias.
A História do Open da Austrália
O Open da Austrália realiza-se desde 1905, mas o curioso é que nem sempre se disputou neste país da Oceânia, tendo-se jogado duas edições na Nova Zelândia. Fixou-se em Melbourne em 1972, e é o primeiro da temporada a ser jogado em piso duro (o segundo é o US Open; o Roland Garros joga-se em terra batida e Wimbledon em relvado).
Os tenistas do Open da Austrália
Rafael Nadal era um dos grandes tenistas em destaque neste Open da Austrália. O espanhol de 36 anos procurava repetir a façanha da temporada passada, quando venceu este mesmo Grand Slam, o primeiro de dois conquistados em 2022.
No entanto, uma lesão na anca, sofrida durante o jogo frente a Mackenzie McDonald, na regunda ronda do torneio, fez com que saísse derrotado frente ao tenista americano, tendo resistido enquanto pôde porque não queria “abandonar o torneio enquanto campeão”, lutando para, pelo menos, conseguir terminar o encontro.
Já Novak Djokovic voltou aos courts em Melbourne, depois de falhar a edição de 2022 devido à polémica deportação da Austrália, indo assim ao encontro do seu recorde de conquistas neste Open.
Vencedor do Open da Austrália 2023
Quem ganhou o Open da Austrália?
O vencedor da vertente masculina do Open da Austrália 2023 foi Novak Djokovic, um dos favoritos à vitória. O seu oponente foi Stefanos Tsitsipas, que queria conquistar o seu primeiro Grand Slam. No sérvio, no entanto, foi mais forte e bateu o grego por 3-0, com parciais de 6-3, 7-6 e 7-6. Djokovic conquistou assim o seu 10.º Open da Austrália e o 22.º título da carreira, tantos quantos Rafael Nadal.
Quem ganhou o Open da Austrália Feminino?
Já na vertente feminina, a vencedora foi Aryna Sabalenka. A adversária foi Elena Rybakina, que derrotou Iga Swiatek , número 1 do ranking WTA, nos oitavos de final. O jogo decisivo foi vencido por 2-1, com os parciais de 6-4, 3-6 e 4-6.
Com esta vitória, Sabalenka regressou ao segundo lugar do ranking, e Elena Rybakina, apesar da derrota, entra na história como a primeira atleta cazaque (homem ou mulher) a chegar ao top-10 do ténis mundial.
Tenistas portugueses no Open da Austrália 2023
Nuno Borges e João Sousa conseguiram o seu lugar para disputar o Open da Austrália. O primeiro não teve sorte e perdeu logo na primeira ronda, frente a Lorenzo Sonego, número 47 do ranking ATP, por 3-1. Os parciais foram de 7-6, 6-3, 6-7 e 6-1.
Ausências no Open Austrália 2023
Uma das principais ausências foi Carlos Alcaraz que, devido a lesão, não participou neste torneio, assim como Nick Kyrgios, que entretanto foi operado a um joelho.
Por falar em ausências, a vertente feminina contou também com menos um nome sonante: Naomi Osaka anunciou no início de 2023 que está grávida e que, por isso, irá perder esta temporada. A número 1 mundial, Iga Swatiek, assumia-se assim ainda mais como a grande favorita à vitória no torneio. No entanto, acabou por perder nos oitavos de final frente a Rybakina.
Novak Djokovic e Aryna Sabalenka foram os grandes vencedores do Open da Austrália de 2023 das provas simples.
Vencedores da competição simples ganham 2 730 276,50€
Rafael Nadal e Ashleigh Barty foram os grandes vencedores do Open da Austrália de 2022 das provas simples.
Acompanha todas as partidas de ténis em bwin.pt e vibra com os melhores do mundo!