Portugal já garantiu a passagem aos oitavos de final do Mundial 2022. Esta é a segunda vez consecutiva que alcança a fase a eliminar do Campeonato do Mundo, depois de ter caído aos pés do Uruguai na Rússia, em 2018.
Os seis pontos conseguidos frente ao Gana (3-2) e Uruguai (2-0), permitiram que a equipa das quinas chegasse ao último encontro já apurada e pronta a decidir o primeiro lugar do Grupo H.
Desta vez, o adversário é a Coreia do Sul de Paulo Bento, que não estará no banco frente a Portugal por ter sido expulso no último jogo.
Portugal no Mundial 2022
O início foi tremido. No primeiro jogo frente ao Gana, Portugal chegou ao fim da primeira parte sem marcar qualquer golo, havendo cinco no decorrer do segundo tempo. Felizmente, três foram para o lado português.
Já na partida contra o Uruguai, apesar de ter sido um bom duelo e de Portugal ter alcançado o mais importante, os três pontos, houve uma má notícia, a lesão de Nuno Mendes. Depois de Danilo, que fica de fora também por lesão, o plantel luso perde assim dois jogadores importantes.
Ainda é de ressalvar que Portugal tem, à entrada para a terceira jornada, quatro jogadores em risco de não jogar os oitavos de final, devido aos cartões amarelos. São eles Rúben Dias, Rúben Neves, João Félix e o goleador do momento, Bruno Fernandes.
Coreia do Sul no Mundial 2022
A Coreia do Sul entrou neste Mundial com um dos seus principais jogadores, Heung-min Son, do Tottenham, em dúvida, depois de se ter lesionado na face no jogo da Liga dos Campeões frente ao Marselha.
O jogador sul-coreano precisou de uma pequena cirurgia, mas recuperou a tempo de ajudar a sua equipa no Mundial 2022.
Contudo, a passagem pelo Catar não está a correr da melhor forma aos asiáticos, que empataram a zero frente ao Uruguai e perderam o jogo frente ao Gana por 3-2, somando apenas um ponto, os mesmos que o Uruguai.
Para que sejam bem-sucedidos, os comandados de Paulo Bento precisarão de estar na sua melhor forma para disputar esta partida.
Com diversos jogadores a participar nas principais ligas europeias, qualidade não falta na formação asiática, mas apenas a vitória interessa à Coreia do Sul, que até já sabe o que é ganhar a Portugal.
O confronto entre Portugal e Coreia do Sul em 2002
Portugal e Coreia do Sul já se defrontaram por uma vez para o Mundial, o de 2002, que foi organizado entre o Japão e a Coreia do Sul, justamente.
Os anfitriões venceram a equipa das quinas por 1-0, com um golo marcado por Park Ji-sung, antigo jogador do Manchester United.
Curiosamente, Paulo Bento estava no onze inicial de Portugal, o último que realizou enquanto jogador. Nessa partida, houve ainda tempo para Beto e João Vieira Pinto serem expulsos. Portugal terminou a sua participação nesse Mundial na fase de grupos, ao acabar na terceira posição com três pontos.