Há jogadores que ficam na memória pelas jogadas inacreditáveis, pelos golos que nos arrancaram suspiros e pelos títulos conquistados. Mas, surpreendentemente, os nomes que vamos listar de seguida nunca ganharam a Liga dos Campeões.
8 jogadores nunca ganharam uma Liga dos Campeões
Batistuta
O argentino Batistuta era uma verdadeira máquina de fazer golos ao longo das 12 épocas na Serie A, ao serviço da Fiorentina – onde jogou ao lado de Rui Costa – , Roma (onde venceu o Scudetto) e Inter Milão.
Batistuta – ainda na Argentina – representou os maiores rivais de Buenos Aires, o Boca Juniors e o River Plate.
Enquanto nome mítico do futebol argentino e europeu, houve um troféu que escapou das mãos de “Batigol”: a Liga dos Campeões.
Batistuta foi um dos jogadores nunca ganhou uma Liga dos Campeões.
Matthaus
Lothaus Matthaus é um dos nomes a referir sempre que falamos do futebol alemão e europeu.
Matthaus venceu sete Bundesligas, um Scudetto, duas vezes a Liga Europa, um Europeu e um Mundial, fora as várias taças dos países onde jogou. O que é que nunca juntou ao seu longo currículo? A “orelhuda”.
Ronaldo
Ronaldo está para o futebol brasileiro como a bossa nova está para a cultura do país. É impossível dissociar um do outro. O “Fenómeno“, que pendurou as botas em 2011, trouxe a alegria brasileira ao futebol europeu, sendo inspiração para muitos quer pela sua qualidade, quer pelo… penteado.
Mesmo assim, e fazendo também partes dos almanaques do desporto rei, Ronaldo acabou por nunca vencer uma Liga dos Campeões, apesar de ter defendido, por quatro temporadas e meia o clube mais titulado na prova: o Real Madrid.
Maradona
Diego Maradona, “El Pibe”, um dos astros do futebol mundial e eternamente recordado por todos os que realmente gostam deste desporto, veio do “seu” Boca Juniors para jogar na Europa, onde chegou para jogar no Barcelona, Nápoles (onde ficou eternizado) e Sevilha.
Apesar de toda a sua qualidade, houve um troféu que Maradona nunca conquistou, e é por isso que está nesta lista.
Cantona
Eric Cantona é um marco do futebol francês e do Manchester City. As quatro temporadas e meia passadas em Old Trafford fizeram dele um ícone da equipa inglesa, por quem venceu quatro ligas inglesas.
Polémico, o “bas boy” francês foi sempre acumulando troféus a nível interno, quer quando jogou em França, quer em Inglaterra. No entanto, nunca conseguiu levantar a taça da competição milionária.
Nedved
Pavel Nedved é também um nome bastante conhecido dos relvados italianos, onde a sua mestria no meio-campo fazia suspirar qualquer um que assistisse aos seus jogos.
É um dos maiores jogadores checos da história e as suas passagens pela Lazio e Juventus mostram o porquê se ser assim. Em Roma foi feliz e conquistou uma Taça das Taças e uma Supertaça Europeia, sendo um dos ícones do clube, mas na Juventus somou vários títulos, culminando na Bola de Ouro, atribuída ao melhor jogador do mundo.
Apesar da queda da Juventus devido aos vários casos de corrupção, o checo não abandonou o “barco” de Turim, mantendo-se no clube e sendo, anda hoje, um dos símbolos da formação da Vecchia Signora.
Romário
Dos relvados do PSV, campeão europeu, aos de Camp Nou e Valencia, Romário foi deixando rasgos de brilho.
Apesar de ter jogado várias épocas ao mais alto nível, o brasileiro nunca conseguiu vencer uma Liga dos Campeões, estando perto de tal acontecer quando perdeu na final contra o AC Milan. Na altura, defendia as cores do Barcelona.
Totti
Totti, na sua vida do futebol, só teve um amor: a AS Roma, clube onde jogou desde a sua formação até se retirar, em 2016/17.
Apesar de toda a qualidade do jogo, do Campeonado do Mundo conquistado pela Itália e de todas as taças internas, Totti nunca venceu uma Liga dos Campeões.