Ao longo dos anos, a seleção de Portugal participou em diversas competições internacionais. Para cada uma delas, foi apresentado um equipamento que representaria a bandeira nacional.
Ao nível das cores, o vermelho e o verde dominam na camisola principal, indo ao encontro das cores da nossa bandeira. Depois, branco e dourado – as cores do escudo e da esfera armilar – aparecem em pormenores.
Para os equipamentos secundários temos o azul, branco, verde e até o preto como cores a surgir.
Fica então a conhecer as camisolas que envergámos nos Mundiais e que tanto nos fizeram sonhar.
As camisolas de Portugal que fizeram história
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 1966
Portugal usou esta camisola no Mundial de 1966, disputado em Inglaterra. O grande campeão de Mundial acabou por ser o país anfitrião da oitava edição, que ocorreu de 11 de julho a 30 de julho. Foi o primeiro título conquistado pelos ingleses. Portugal alcançou o terceiro lugar e Eusébio foi o melhor marcador, contabilizando nove golos!
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 1986
A equipa das quinas participou no Mundial de Futebol de 1986, disputado no México, com este equipamento. A grande campeã desta edição foi a Argentina, onde Diego Maradona acabaria também por ganhar o prémio de melhor jogador. Portugal alcançou no Mundial de 1986 o 17.º lugar da prova, apenas com dois pontos.
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 2002
Em 2002 voltámos aos palcos mundiais com esta camisola histórica. Disputado no Japão e Coreia do Sul, entre 3 de maio e 30 de junho, o grande campeão foi o Brasil. Portugal não passou do Grupo D, perdendo 3-2 com EUA, ganhando 4-0 com a Polónia e surpreendentemente perdendo com a Coreia do Sul por 0-1. Acabou assim alcançando o 21º lugar da prova.
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 2006
Portugal alcançou o quarto lugar no Mundial de 2006 disputado na Alemanha. A grande campeã desta edição foi a Itália, seguindo-se França e Alemanha. A equipa das quinas acabaria por ganhar nos oitavos de final contra os Países Baixos por 1-0, nos quartos de final, através de grandes penalidades, derrotou a Inglaterra (3-1) e foi apenas batida nas meias-finais, com uma derrota de 0-1 para a França, um triste desfecho de uma boa caminhada.
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 2010
O campeonato do Mundo de 2010 foi disputado na África do Sul, onde Portugal alcançou o 11.º lugar. O país campeão desta edição foi Espanha, seguindo-se os Países Baixos, Alemanha e, em quarto lugar, o Uruguai.
Esta edição ficou marcada pela goleada entre Portugal e Coreia do Norte por 7-0 (Grupo G).
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 2014
O Mundial de Futebol de 2014, disputado no Brasil, foi conquistado pela Alemanha. Portugal foi eliminado na fase de grupos (G), com uma derrota por 4-0 frente à Alemanha, um empate a 0-0 contra os EUA e apenas com uma vitória frente à selecção ganesa por 2-1.
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 2018
A edição de 2018 foi disputada na Rússia. A grande campeã desta edição foi a equipa francesa. Portugal acabaria por chegar aos oitavos de final com uma derrota por 2-1 frente ao Uruguai, alcançando assim o 13.º lugar da prova.
Equipamento de Portugal no Mundial de Futebol de 2022
Disputado no Catar, o Mundial de 2022 traz várias mudanças ao panorama futebolístico internacional. Desde já, porque se joga a meio das competições internas, entre novembro e dezembro. Mas Portugal acabou também por ser original nas escolhas das suas camisolas.
Foto de Capa: FPF