Esta noite joga-se um dos duelos mais escaldantes do futebol português e europeu. FC Porto e SL Benfica medem forças pela 251.ª vez num Estádio do Dragão completamente lotado, naquele que será o “prato principal” da 10.ª jornada da Liga Portugal bwin.
FC Porto X SL Benfica: Jogo às 20:15
As “águias” procuram evitar a maior sequência de jogos da sua história – dez – sem vencer o rival, na soma de todas as competições. A última vez que o conseguiram foi em 2018/19, a contar para o campeonato, com Rafa e João Félix a fixarem o resultado final em 1-2.
Na atual temporada, o Benfica segue invicto na liderança da Liga, com 25 pontos. Logo atrás, a apenas três pontos de distância, segue um FC Porto que, apesar de um início de época algo hesitante, parece ter encontrado agora a sua melhor forma.
FC Porto – correr atrás do prejuízo
O FC Porto apresenta uma grande capacidade no jogo aéreo, algo que, no futebol atual, tem uma importância cada vez maior. São a equipa com maior percentagem de duelos aéreos defensivos ganhos (65,5%), subindo o valor quando os mesmos acontecem na sua área (72,2%).
Os comandados de Sérgio Conceição contam ainda com o terceiro melhor ataque da Liga Portugal bwin e com um conjunto de jogadores mais estruturado e entrosado, dado jogarem juntos há mais tempo.
A saída de Vitinha e a prova inconstante (até o momento) de Otávio tiraram alguma capacidade de pressão nas zonas adiantas do terreno, Pepe é uma baixa de peso para o jogo, mas o fator casa, a qualidade de jogadores como Taremi ou Evanilson e a motivação de poderem ficar com os mesmos pontos do rival, são pontos que jogam a favor dos “dragões”.
SL Benfica – aumentar distâncias
Os encarnados têm o segundo melhor ataque da prova (23 golos marcados), a melhor defesa (cinco golos sofridos, os mesmos do Casa Pia), a maior percentagem de posse de bola (67,2%) e o maior número de remates à baliza (162, sendo que 35% acertaram no alvo).
Contam com mais acções com bola por jogo (uma média de 870,8), e são a equipa que menos dribles permite aos oponentes – apenas 6,5 por partida. O SL Benfica lidera ainda na média de acções defensivas que realiza nos meios-campos dos adversários (18,7), assumindo-se mesmo como a melhor formação das principais Ligas europeias neste aspeto em particular (em segundo lugar está o Leeds United, com cerca de 16).
A equipa de Roger Schmidt não tem qualquer impedimento por castigo ou lesão, chegando assim ao clássico na máxima força. A magia de Enzo, a experiência de João Mário ou o killer instinct de Gonçalo Ramos são armas que o técnico alemão não deixará de usar no ataque à fortaleza azul e branca.
O clássico joga-se na bwin
Apostas Clássico Porto x Benfica
Ganhe quem ganhar, o espectáculo está garantido, e tu podes fazer parte dele. Entra na emoção do clássico e coloca o teu palpite onde está o melhor da Liga Portugal bwin – na bwin, obviamente!
Bom jogo e…boa sorte 😉
Foto de capa: Liga Portugal bwin