Previsão Final Champions League
A Final da Liga dos Campeões, um dos jogos mais aguardados da temporada, está quase a chegar e, para ambas as equipas, há muito em jogo.
Se, por um lado, o Manchester City quer juntar a Liga dos Campeões ao campeonato inglês e à Taça de Inglaterra, o Inter de Milão procura igualmente o terceiro troféu da época, para somar à supertaça italiana e à Taça de Itália.
Prevemos que seja um jogo de grande qualidade, mas vamos analisar mais a fundo para que possas fazer as melhores apostas na Liga dos Campeões.
Final da Liga dos Campeões 2023 – Previsão
O caminho do Manchester City na Liga dos Campeões
O Manchester City ficou no grupo G com Borussia Dortmund, Sevilha e Copenhaga, terminando em primeiro lugar do grupo, com mais cinco pontos do que o segundo posto, ocupado pelos alemães, e nove do que os espanhóis.
Nos oitavos de final ultrapassaram facilmente o Leipzig e, apesar do empate na primeira mão, venceram confortavelmente por 7-0 no Etihad, onde Haaland foi rei e senhor, marcando cinco tentos.
Já na ronda seguinte, Guardiola e companhia voltaram a encontrar uma equipa alemã, desta feita o Bayern Munique que, para além de ser a antiga equipa do treinador catalão, era também para onde se tinha transferido, por empréstimo, João Cancelo.
Os “citizens” construíram a vantagem na eliminatória logo na primeira mão, onde venceram por 3-1, permitindo o empate em Munique a uma bola, passando assim à fase seguinte.
Os ingleses atingiram então a meia-final pela terceira vez consecutiva, onde defrontaram o “monstro” da Liga dos Campeões: o Real Madrid, vencedor do troféu por 14 vezes.
Quando todos já vaticinavam uma vitória dos espanhóis, os ingleses não se deram por derrotados, levando a decisão para sua casa, após um empate a uma bola no Santiago Bernabéu.
Foi então em Manchester que Bernardo Silva e companhia fizeram do Real uma equipa banal, vencendo tranquilamente – e com um tipo de jogo altamente eficaz – por 4-0, vingando assim o 5-6 que os atirou para fora da competição na mesma fase, na temporada 2021/22, repetindo o feito de há duas épocas: chegar à final da Champions League.
O caminho do Inter de Milão na Liga dos Campeões
O Inter de Milão ficou em segundo lugar do grupo C, apenas atrás do Bayern Munique, relegando o Barcelona para a Liga Europa e o Plzen para fora das competições europeias.
Nos oitavos de final encontrou a primeira equipa portuguesa, o FC Porto, e bastou o golo marcado em Itália para colocar os portistas fora da competição.
Mas, nos quartos de final, o SL Benfica acabou por dar trabalho aos italianos. Apesar da vitória por 2-0 no Estádio da Luz, os italianos viram a raça dos “encarnados”, que surpreenderam ao empatar por 3-3. Apesar do agregado da eliminatória ter sido avultado (5-3 a favor do Inter) desengane-se aquele que pensa que foi tarefa fácil.
Para as meias-finais estava marcado um dérbi emocionante entre AC Milan e Inter. O estádio – o mesmo para ambas as equipas – engalanou-se em ambas as mãos para ver o embate entre os velhos rivais de Milão. A vitória acabou por sorrir aos “nerazzurri”, que ganha por 3-0 no agregado, marcando encontro com o Manchester City.
Os italianos voltam a uma final ao fim de 13 anos, quando venceram a competição frente ao Bayern Munique, com José Mourinho ao comando da equipa de Milão.
Final da Liga dos Campeões 2023 – Previsão
Como dissemos inicialmente, ambas as equipas procuram o terceiro troféu da época. Se de um lado, o Manchester City procura o troféu que escapou para as mãos do Chelsea em 2020/21, no Estádio do Dragão, o Inter procura reavivar o estatuto de tubarão europeu e levantar a quarta Liga dos Campeões da sua história.
Do lado dos “citizens” é difícil não nomear alguém do plantel, devido à sua qualidade. Temos claro, de destacar Erling Haaland. O norueguês é, de longe, uma das figuras – se não mesmo “A” figura do futebol europeu – a par de ser também o melhor marcador da competição, com 12 golos.
Por outro lado, não podemos igualmente esquecer a defesa compacta e consistente dos ingleses, comandada por Rúben Dias e com Aké e Akanji no apoio. A ajuda do meio-campo, com Bernardo Silva e Kevin De Bruyne torna-se então fundamental para que todas as peças do puzzle de Pep Guardiola tenha sucesso.
Já do lado italiano, Romelu Lukaku foi muitas vezes um verdadeiro amuleto saído do banco e é o jogador vindo do banco com mais golos marcados na competição (cinco). O experiente Edin Dzeko está também preparado para dar luta e Lautaro Martínez, campeão do mundo pela Argentina em dezembro de 2022, procura juntar uma Liga dos Campeões a uma época já banhada a ouro.
Certo é que, apesar do teórico favoritismo do Manchester City, não podemos descurar a raça italiana. Com táticas bem diferentes, será curioso ver o jogo de bancos entre Guardiola e Inzaghi, em que um aposta nas peças de ataque e outro procura ter uma defesa com mais homens.
A previsão é de um jogo bastante disputado e equilibrado, onde a teoria do favorito poderá não passar à prática. A única previsão que poderemos fazer é que ambas as equipas estão com “fome” de vitória e será interessante observar os argumentos que poderão utilizar para assim o concretizar.