A final da Taça de Portugal chegou! O Jamor vai receber, mais uma vez, um duelo entre duas grandes equipas do futebol português, depois de várias eliminatórias. Avisamos já que a nossa previsão é que será um jogo muito emocionante, onde FC Porto e SC Braga se vão debater por mais uma Taça de Portugal. Vamos analisar o percurso de ambas as equipas na prova.
Final da Taça de Portugal 2023
O caminho do SC Braga na Taça de Portugal 2023
O SC Braga fez uma temporada verdadeiramente inacreditável. O terceiro lugar no campeonato e respetivo acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e a chegada à final da Taça de Portugal são o coroar de um campeonato cimentado na consistência.
A tarefa mais árdua no caminho até ao derradeiro jogo da prova rainha foi nos quartos de final, onde derrotou o SL Benfica apenas nas grandes penalidades.
No entanto, a caminhada começou no terreno do FC Felgueiras, derrotando a equipa da casa por 2-1. O embate seguinte foi frente ao Moreirense – que subiu esta temporada à primeira divisão -, pelo mesmo resultado da ronda anterior.
Nos oitavos de final, encontrou a primeira equipa da Liga Portugal bwin, o Vitória SC. Na Pedreira, os “gverreiros” venceram por 3-2.
Depois de ultrapassar o SL Benfica nos quartos de final, veio novamente um adversário bem conhecido, o CD Nacional. Os bracarenses derrotaram os insulares a duas mãos, mas bastaria apenas o primeiro jogo para cimentar a vitória, já que golearam os madeirenses por 5-0. O CD Nacional ainda deixou uma imagem positiva na Pedreira, onde empatou a duas bolas, mas o resultado já estava definido. O SC Braga chegou assim à final pela segunda vez em três anos.
O caminho do FC Porto na Taça de Portugal 2023
O FC Porto chega, pela segunda vez consecutiva, à final da Taça de Portugal, procurando repetir o feito da temporada anterior, quando levantou, pela 18.ª vez, o troféu da prova rainha.
O caminho começou no campo do Anadia, onde os expressivos 6-0 carimbaram a passagem à ronda seguinte, quando encontrou o CD Mafra. Em terra de convento, os “dragões” não foram em missas e voltaram a vencer sem qualquer golo sofrido, por 3-0.
Foi então nos oitavos de final que encontrou a primeira equipa da primeira divisão, o FC Arouca, uma das equipas mais bem construídas da Liga Portugal bwin. Os azuis e brancos voltaram a não dar hipótese, mantendo a baliza inviolada, vencendo novamente por 3-0.
Os quartos de final ditaram o reencontro com Jorge Costa, uma das figuras do FC Porto. Apesar de o Académico de Viseu nunca ter facilitado, acabou por sair derrotado por 1-0, com o único golo a ser marcado por André Franco.
Foi então preciso chegar às meias-finais para o FC Porto sofrer os primeiros golos. O adversário era o FC Famalicão. Se o primeiro jogo ditou uma vitória por 2-1 em Famalicão, foi preciso o prolongamento da segunda mão para definir o segundo finalista da Taça de Portugal. O FC Porto acabou por bater os famalicenses por 3-2 no Estádio do Dragão, com dois golos ao cair do pano.
Final da Taça de Portugal 2023 – Previsão
A final da Taça de Portugal 2023 está marcada para o dia 4 de junho, no Jamor, às 17h15, com transmissão na RTP1.
Depois de perder o campeonato no último jogo, o FC Porto vira agora as atenções para a final da prova rainha, para salvar, de alguma coisa, a prestação nesta temporada.
Sérgio Conceição vai ter agora de ultrapassar um SC Braga bastante confiante, confiando na capacidade de Otávio resolver. Se Toni Martínez é o melhor marcador dos “dragões”, é no português que os portistas depositam maior esperanças.
Será também curioso saber a aposta na baliza dos “azuis e brancos”: será que vai manter a titularidade com Cláudio Ramos, ou Diogo Costa assumirá a posição no jogo final?
Do outro lado, Artur Jorge construiu uma equipa muito capaz de surpreender durante a temporada, mantendo sempre a consistência assumida acima. Ricardo Horta é a figura primordial, mas não podemos esquecer que Racic é o melhor marcador dos “gverreiros” nesta competição.
Também Abel Ruiz é uma peça fundamental do xadrez. O jovem espanhol tem feito grandes exibições ao serviço dos arsenalistas e terá no Jamor mais uma oportunidade de brilhar. Destaque ainda para Uros Racic e para o experiente Matheus, importante em vários jogos da equipa minhota.
Ambas as formações já se encontraram na fase final da Taça de Portugal, a mais recente na temporada 2015/16. Nesse ano, o SC Brafa venceu, mas sem antes ser um jogo dramático: André Silva, internacional português que representava os “dragões” na altura, marcou no minuto 90+1, colocando o resultado em 2-2.
Marafona defendeu dois pontapés de penálti, levando assim os bracarenses a vencer essa edição.
A expectativa e a previsão é que seja um jogo de bastante intensidade. Depois da vitória por 4-1 do FC Porto na primeira volta da Liga Portugal bwin e do empate na segunda ronda da mesma competição, será agora a vez do SC Braga vencer e levantar o quarto troféu da Taça de Portugal?