Dizem que há um português em cada canto do mundo, e no futebol não é exceção. Seja no ataque, meio-campo ou defesa, fica a conhecer os jogadores portugueses que construíram carreira na La Liga e vingaram.
10. Duda
Duda fez praticamente a sua carreira inteira em Espanha. Saiu do Vitória SC para o Cádiz na viragem do milénio e jogou ainda pelo Málaga (ganhou a Taça Intertoto em 2002) e Sevilha, equipa pela qual venceu vários troféus, nomeadamente uma Liga Europa, uma Taça do Rei (ambas em 2006/07) e a Supertaça de Espanha, a primeira do seu clube, em 2007.
O jogador foi ainda chamado à Seleção Portuguesa, estando presente no Campeonato do Mundo de 2010.
O médio pendurou as botas no fim da temporada 2016/17, altura em que defendia as cores do Málaga pela segunda vez.
9. Vítor Baía
Vítor Baía é um hino às balizas do futebol português. Com um amor declarado ao seu clube do coração, o FC Porto, foi pelos azuis e brancos que começou a sua caminhada enquanto guarda-redes.
A única exceção foi entre 1996 e 1999, onde voou até Barcelona para jogar pela equipa “culé”, sendo treinado por Bobby Robson, seu antigo treinador no FC Porto.
Pela formação catalã venceu uma Liga Espanhola, duas Taças do Rei, uma Supertaça de Espanha e uma Taça das Taças.
8. João Félix
Era impossível este top não incluir o mais recente “menino de ouro” do futebol português, João Félix. Com um início prometedor no SL Benfica, o jovem de Viseu chamou a atenção do Atlético de Madrid, que acabou por contratá-lo.
Pelo clube da capital espanhola, o avançado venceu um campeonato até agora.
7. Tiago
Tiago é outro nome incontornável de Portugal e da Liga Espanhola. O médio, que esteve oito épocas ao serviço do Atlético de Madrid, foi um dos melhores jogadores portugueses a passar pelo clube.
Pelos “colchoneros” venceu duas Supertaças Europeias (as primeiras de sempre da formação espanhola), uma Liga Europa, uma La Liga, uma Taça do Rei e uma Supertaça Espanhola.
Muito mais se poderia dizer acerca de Tiago, mas fica para a história o carinho dos adeptos e o título de um dos melhores portugueses que jogaram na La Liga.
6. Simão
Simão Sabrosa partilhou palco com o seu antecessor neste top, Tiago. Formado no Sporting CP, onde ainda chegou a representar a equipa principal, deu o salto para Barcelona, mas foi mesmo pelos “colchoneros” (depois de uma passagem gloriosa pelo SL Benfica) que venceu troféus: uma Supertaça Europeia, uma Liga Europa e uma Taça Intertoto.
Voltou a Barcelona, mas desta vez para representar o Espanyol, antes de terminar a sua carreira enquanto jogador na Índia.
5. Deco
“Ele é o número 10, finta com os dois pés. É melhor do que o Pelé, é o Deco allez allez”.
Anderson Luís de Souza. Deco para o mundo do futebol. Foi um dos maiores jogadores de sempre do FC Porto e marcou também a história do FC Barcelona.
Em Espanha, pelos “culés”, jogou por quatro temporadas, ao lado de nomes emblemáticos como Xavi, Iniesta, Puyol, Ronaldinho e de Lionel Messi, com quem venceu uma Liga dos Campeões (a segunda da carreira), duas Ligas espanholas e duas Supertaças de Espanha.
Deco foi um dos génios do futebol no início da década de 2000, sendo considerado um dos melhores jogadores da La Liga e merecedor do quinto lugar no nosso top.
4. Pepe
Um dos patrões da defesa dos “blancos” e peça fundamental no FC Porto. É assim que poderíamos descrever a carreira de Pepe, um dos melhores defesas centrais da história do futebol português e um dos melhores representantes nacionais na La Liga.
As dez épocas ao serviço do Real Madrid eternizaram Képler “Pepe” Ferreira na história do desporto em Espanha.
Comecemos pelos títulos: três Ligas dos Campeões, dois Campeonatos do Mundo de Clubes, uma Supertaça Europeia, três troféus da La Liga, duas Supertaças de Espanha e outras tantas Taças do Rei.
Foram 334 jogos ao serviço do Real Madrid, dividindo balneário com várias estrelas dos “merengues”. Apesar do seu lugar em campo, ainda marcou 15 golos ao serviço da formação espanhola.
3. Paulo Futre
Não poderíamos deixar de passar pelo nome de Paulo Futre neste top. “El Portugués” distribuiu classe e muitos golos pelos relvados espanhóis enquanto representava o Atlético Madrid.
Apesar disso, apenas venceu duas Taças do Rei pelos “colchoneros”, mas o carinho dos adeptos foi algo que sempre o acompanhou, comprovado recentemente pelas homenagens feitas ao antigo jogador.
Por isso mesmo, Paulo Futre entra para o pódio do nosso top de melhores jogadores portugueses na La Liga.
2. Luís Figo
Odiado por uns, amado por outros, Luís Figo é uma figura incontornável da Liga Espanhola.
Fez sucesso pelo FC Barcelona, por quem ganhou vários troféus, nomeadamente duas Ligas Espanholas, duas Taças do Rei, uma Supertaça Espanhola e uma Supertaça Europeia.
No entanto, em 2000 protagonizou um movimento que chocou o futebol espanhol e o mundo em geral, ao trocar a equipa “culé” pelo Real Madrid, o seu principal rival. Por isso, ficou conhecido como o “Pesetero”. Na altura, Florentino Pérez, que tinha acabado de ser eleito para novo presidente dos “blancos” pagou 60 Milhões de Euros pelo passe do atacante português.
Apesar desta controvérsia, Luís Figo entrou numa das melhores equipas de que há memória: os “Galáticos” do Real. É aqui que vence a sua Bola de Ouro, o prémio dado ao melhor jogador do ano, em 2000, e que continua a sua carreira recheada de vitórias: Uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia, dois troféus da La Liga e duas Supertaças Espanholas.
É ainda recordado com saudade pelos adeptos do Real Madrid, merecendo a prata no top de jogadores inesquecíveis na La Liga.
1. Cristiano Ronaldo
Chegam a faltar palavras para descrever Cristiano Ronaldo. Chegou ao Real Madrid em 2009/2010 e, a partir daí, foi uma máquina de quebrar recordes.
Melhor marcador da La Liga em três temporadas, quatro Bolas de Ouro ao serviço dos espanhóis, prémio de melhor avançado da UEFA e um sem fim de reconhecimentos individuais.
Já ao nível coletivo, CR7 venceu com as cores dos “blancos” e por duas vezes a Taça do Rei, Supertaça Espanhola e a La Liga, aos quais acrescentou quatro Ligas dos Campeões , duas Supertaças Europeias e três Campeonatos do Mundo de Clubes.
Cristiano Ronaldo ficará marcado como um dos melhores atletas do mundo do futebol e, consequentemente, um dos melhores jogadores da La Liga.