Todos nós ja ouvimos o termo Magriços, associado à seleção nacional que disputou o Mundial de 1966, em Inglaterra. Mas porquê “Magriços”, de onde surgiu essa alcunha? Continua a ler, porque vamos explicar-te tudo!
A equipa portuguesa não era, nem de perto nem de longe, encarada como favorita a ganhar a competição. Afinal, um país pequeno, periférico, a fazer a sua estreia em Campeonatos do Mundo e sem qualquer conquista a nível de seleção, não tinha condições para atrair os olhares. No entanto, isso estava prestes a mudar.
Quem são os Magriços?
Tendo como base a equipa do Benfica que havia vencido a Taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962, com nomes como Mário Coluna, José Augusto, José Torres, António Simões ou Eusébio, Portugal montou um conjunto sólido e cheio de talento, orientado pelo eterno Otto Glória.
À medida que a competição foi avançando, Portugal começou a encantar os adeptos da modalidade com o seu futebol exuberante e ofensivo. Para isso muito contribuiram os golos de um jogador absolutamente genial, que mostrou todo o seu talento em terras inglesas, e que viria a ser considerado um dos melhores de todos os tempos. Eusébio da Silva Ferreira.
Depois de superar Hungria, Bulgária e Brasil na fase de grupos, Portugal enfrentou a Coreia do Norte nos quartos de final, tendo vencido por 5-3. Seguiram-se os ingleses nas semi-finais, que acabaram por deitar por terra as aspirações lusas. No entanto, ao vencer a URSS por 2-1 no jogo de atribuição do terceiro lugar, e quarto lugares, a seleção conseguiu aquele que é, ainda hoje, a melhor classificação de sempre em Mundiais – o terceiro lugar.
Magriços significado
Estava assim garantido um lugar na história para este conjunto de jogadores, que ficariam conhecidos por…Magriços. Este apelido foi baseado em Álvaro Gonçalves Coutinho, cavaleiro Português do século XIV, que participou num torneio em Inglaterra onde defendeu a honra de doze damas inglesas. Esta história, de veracidade improvável, é-nos contada por Camões nos Lusíadas, que também nos deixou a alcunha do cavaleiro – “Grão Magriço”, ou simplesmente “o Magriço”.
Por se tratar de um desportista português que disputou com êxito um torneio em Inglaterra, a Federação Portuguesa de Futebol viu aqui um paralelismo interessante, pelo que decidiu apelidar a seleção de 66 de “Magriços”. Está então explicada a origem da alcunha de uma das seleções nacionais mais brilhantes que já representaram o nosso país.
E no Mundial de 2022, achas que Portugal volta a fazer história?
Será que a seleção de Ronaldo, Bernardo Silva ou Rafael Leão conseguirá fazer melhor do que os Magriços?
Se estás tão entusiasmado como nós com a chegada das emoções do Mundial do Catar, sugerimos-te que dês uma olhada em bwin.pt e apostes nos teus favoritos. Diverte-te e…boa sorte!
Reunimos para ti curiosidades incríveis sobre Mundiais de Futebol
Vê mais histórias aqui: Mundiais de Futebol: Histórias e curiosidades.