Portugal vai começar, este sábado, o derradeiro teste para o Mundial do Qatar. A dupla jornada da Liga das Nações permitirá, em primeiro lugar, lutar pelo acesso à final-four da competição, bem como afinar estratégias para o Campeonato do Mundo que se inicia em novembro.
Com algumas mudanças de última hora – dispensas de Pepe e Raphael Guerreiro para a chamada de Mário Rui, e, claro, a despedida de Rafa da seleção das “quinas”, substituído pelo colega de clube, Gonçalo Ramos – Fernando Santos terá de entrar com o pé direito já em Praga.
Na primeira volta, Portugal venceu a República Checa, em Alvalade, por 2-0, com golos de João Cancelo e Gonçalo Guedes, avançado que não entrou para as contas do treinador nesta última convocatória.
Desta feita, o objetivo é apenas um: conquistar os três pontos, evitando assim qualquer deslize que separe Portugal da sua meta.
É preciso não esquecer, contudo, que a Espanha, primeira classificada do grupo e que vai defrontar a Suíça, perdeu pontos com a República Checa, ao consentir um empate também em Praga.
Historicamente, os números favorecem Portugal. Em quatro partidas oficiais, os checos apenas venceram uma, a contar para os quartos de final do Europeu de 1996.
Encontraram-se por mais duas vezes para Campeonatos da Europa, em 2008 e 2012, e Portugal “vingou-se”: no primeiro, ganhou por 3-1, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma. Já em 2012, CR7, de cabeça, respondeu à eliminação de 1996, já que esta partida contava igualmente para a mesma fase da prova. O duelo mais recente esgrimiu-se então para a primeira jornada da Liga das Nações.
O árbitro do jogo República Checa – Portugal
Também já é conhecido o árbitro do jogo a contar para a quinta jornada da Liga das Nações. O eleito pela FIFA foi o sérvio Srdjan Jovanovic, que apita jogos para a FIFA desde 2015.
O juiz está ligado a vários jogos de clubes portugueses, nomeadamente do SL Benfica (frente ao Midtjylland) e Sporting CP (receção ao Tottenham) já esta temporada.
Também marcou presença num jogo da seleção nacional, referente à qualificação para o campeonato do Mundo de 2018, onde Portugal derrotou por 5-1 as Ilha Faroé (William Carvalho, Nélson Oliveira e hat-trick de Cristiano Ronaldo).
Queres apreender a apostar em futebol? Acede a este artigo.